Brasil pode eliminar pobreza em 20 anos

O Brasil poderá eliminar a pobreza em 20 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), divulgados ontem, e analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). De…

O Brasil poderá eliminar a pobreza em 20 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), divulgados ontem, e analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). De acordo com o estudo, o Brasil vem reduzindo a desigualdade de renda, desde 2001, e também o número de pessoas na linha de pobreza. Segundo o Ipea, matematicamente falta pouco, mas isso não quer dizer que uma política pública para a eliminação da pobreza seja tão fácil assim. Há muito espaço para melhorar, mas desigualdade zero é algo utópico, afirmou o instituto.

Conforme a análise feita pelo Ipea, desde 2003, a população abaixo da linha de pobreza está em forte queda. Tendo como base as pessoas que ganharam meio salário mínimo em 2009, a pobreza caiu 64%, quando comparada com o ano de 1995. A pesquisa mostra ainda que a desigualdade de renda caiu, entre 2001 e 2008, 0,7 ponto de Gini (medida que varia de zero a um, usada como referência para medir desigualdade de renda).

O estudo também mostra que os 5% mais ricos da população tiveram queda na renda, entre 2001 e 2005, de 1%. A pesquisa revela que a metade mais rica teve crescimento da renda, entre 2005 e 2009, de 13% a 30%, taxa menor do que a do crescimento registrado na metade mais pobre, cuja renda sofreu um incremento entre 31% e 35%.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais