Brasil tem 6 milhões de mulheres sócias de empresas, mostra estudo

99,59% dessas empreendedoras fazem parte de empresas de micro ou pequeno porte

O Brasil tem cerca de 6 milhões de mulheres sócias de empresas, a maior parte delas nas regiões Sudeste e Sul do país, segundo estudo inédito da Serasa Experian. Ele foi elaborado com base no banco de dados de empresas da organização.

Do grupo estudado, 27,66% das empreendedoras brasileiras tem entre 31 e 40 anos, 25,65%, 41 a 50 anos, e 18,08%, entre 51 e 60. O restante das faixas etárias ficou dividido em: 21-30 (15,98%), 61-70 (7,96%), 71-80 (2,85%). Mulheres acima de 81 anos representam 0,85% do total e as jovens entre 18 e 20 anos somam 0,94%.

Entre as empresas que têm mulheres como sócias no Brasil, 99,59% são de micro ou pequeno porte. Apenas 0,39% das empreendedoras está num negócio de médio porte e 0,02%, em grande porte. Entre as mulheres sócias de empresas que faturam mais de R$ 1,5 bilhão por ano, 57,14% têm entre 21 e 40 anos; 9,52% têm entre 41 e 50 anos e 33,33% têm 51 anos ou mais.

De acordo com a análise da Serasa Experian, a maior parte dessas empreendedoras é composta por comerciantes que cuidam de seu próprio negócio e tem um nível de vida de médio a modesto. Muitas moram no próprio estabelecimento e equilibram as contas da empresa com as pessoais, contando somente com seus conhecimentos e conselhos de amigos negociantes. Elas preferem a vida pacata ao crescimento muito grande de seu comércio. Vivem sem luxo, satisfazendo-se com pequenos agrados e prazeres rotineiros, seja uma pequena reforma no estabelecimento, seja uma festa em família.

Esta classificação usou a metodologia de segmentação da sociedade do Mosaic Brasil, que leva em conta não só a renda, mas também outros critérios, como educação, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida com o objetivo de entender melhor o mercado.

Estados e regiões
O levantamento mostra que a região Sudeste é a mais expressiva em número de mulheres sócias de empresas, com 53,27% do total de endereços válidos. A região Sul tem a segunda maior concentração (19,57%), seguida de Nordeste (15,96%), Norte (4,05%) e Centro-Oeste (7,15%).

São Paulo é o estado com maior número de empreendedoras (30,91%), seguido de Minas Gerais (10,93%) e Rio de Janeiro (9,51%). Os estados com a menor concentração são Amapá (0,24%), Acre (0,20%) e Roraima (0,17%).

Curiosidades
A pesquisa da Serasa também conseguiu descobrir algumas curiosidades sobre o perfil das empreendedoras brasileiras. Entre essas mulheres, os nomes mais recorrentes são Maria Aparecida e Adriana e os signos mais comuns são Leão e Virgem.