Brasileiro vai às compras antes mesmo do 13º salário

Antes mesmo de receber a segunda parcela do 13º salário, que deve ser paga até o dia 18 deste mês, o consumidor foi às compras de Natal e o ritmo de vendas do varejo deu um salto. Na primeira quinzena deste…

Antes mesmo de receber a segunda parcela do 13º salário, que deve ser paga até o dia 18 deste mês, o consumidor foi às compras de Natal e o ritmo de vendas do varejo deu um salto. Na primeira quinzena deste mês, as consultas para vendas à vista e a prazo aumentaram, em média, 6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em novembro, o ritmo de crescimento médio estava em 2,4% na comparação anual.

Na avaliação do presidente da entidade, Alencar Burti, o resultado da primeira quinzena é muito positivo e indica que o mês deve encerrar com crescimento entre 5% e 6% na comparação com 2008. “Será o melhor Natal de períodos de pós-crise, considerando outras crises, como a da Ásia, da Rússia e do México, por exemplo”, diz Burti.

Pelo segundo mês consecutivo, as consultas para vendas a prazo registraram variação positiva na comparação anual. Até o dia 15 deste mês, elas cresceram 3,8% em relação à primeira quinzena de dezembro de 2008. “Essa taxa de crescimento poderia parecer baixa, se não viéssemos de um longo período de resultados negativos”, pondera o superintendente da ACSP, Marcel Solimeo.

Em novembro, por exemplo, as vendas a prazo aumentaram apenas 0,4% em relação ao mesmo mês de 2008 e, nos meses anteriores, o resultado foi negativo. Tanto é que, pelas estimativas da entidade, o ano fechará com queda de 9% nas consultas para vendas a prazo. “Será a maior queda anual da década e mostra o tamanho do estrago que a crise de crédito provocou no varejo”, diz Solimeo.

Nas consultas para vendas à vista, houve um aumento de 8,2% na primeira quinzena em relação aos mesmo dias de dezembro de 2008. Em novembro, o acréscimo havia sido de 4,4% na comparação anual.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais