Brasileiros devem gastar, em média, de R$ 51 a R$ 100 neste Natal

SÃO PAULO – A maioria dos brasileiros deve gastar, em média, de R$ 51 a R$ 100 com as compras neste Natal. Essa é a expectativa dos varejistas, segundo a Pesquisa Serasa de Expectativa Empresarial para o…

SÃO PAULO – A maioria dos brasileiros deve gastar, em média, de R$ 51 a R$ 100 com as compras neste Natal. Essa é a expectativa dos varejistas, segundo a Pesquisa Serasa de Expectativa Empresarial para o Natal, divulgada nesta quarta-feira (8). Dentre os 1.001 empresários entrevistados, 34% esperam que essa seja a média de valores gastos pelos consumidores na época. Presentes de até R$ 50 são esperados por 33% dos entrevistados. As médias de gastos acima de R$ 100 foram as menores. Parcela de 18% dos empresários acredita em um bom volume de compras entre R$ 101 a R$ 200. As médias de R$ 201 a R$ 300 e de R$ 301 a R$ 500 foram citadas por 8% e 4% dos varejistas, respectivamente. Apenas 3% estimam gastos médios acima de R$ 500.

Porte e região

Segundo a análise por porte, as pequenas empresas têm 68% dos empresários acreditando em presentes de até R$ 100 e 32% acima deste valor. Entre os representantes das grandes empresas, 58% esperam gastos médios de até R$ 100 e 42% acima deste valor. Já no médio varejo, são 63% apontando até R$ 100 e 37% superior a esse valor. No campo regional, 70% dos varejistas do Sul acreditam em gastos médios de até R$ 100 para compra de presentes neste Natal. Entre os empresários do Sudeste, 68% tem essa percepção; no Centro-Oeste, 64%, e no Nordeste, 60% estimam gastos nesta faixa. A menor expectativa com as compras nesta média aparece na região Norte, onde 49% dos varejistas projetam compras de até R$ 100.

Presentes

Na avaliação dos varejistas, os presentes que mais devem ser procurados neste Natal serão roupas, sapatos e acessórios (30%) e aparelhos de celular (23%). Também fazem parte da lista de presentes os eletrônicos, com 20% das citações; os brinquedos, com 9%; os eletrodomésticos, com 7%, e os itens de perfumaria e cosméticos, com 4%. Em menor escala estão cesta de Natal e produtos da época (2%), computador e impressora (1%), bebidas (1%), CD´s, livros e DVD´s (1%) e outros (2%).

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais