Brasileiros podem se endividar, diz Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu ontem que existe um potencial para aumentar, com responsabilidade e segurança, o endividamento da família brasileira. Mantega também confirmou que o governo deve…
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu ontem que existe um potencial para aumentar, com responsabilidade e segurança, o endividamento da família brasileira. Mantega também confirmou que o governo deve anunciar em cerca de 20 dias medidas para melhorar o crédito privado de longo prazo no Brasil. O percentual de famílias endividadas no Brasil subiu de 59,1% em agosto para 59,2% em setembro, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada no mês passado.
Ainda de acordo com esse estudo, do total de famílias endividadas, uma parcela de 9% não terá condições de pagar suas dívidas, ante 8,8% no mês anterior. O percentual dos que responderam que têm dívidas ou contas em atraso se manteve em 24,7%. – As famílias brasileiras têm baixo nível de endividamento, na comparação com outros países. Não quer dizer que eu espero que todos se endividem como nos EUA, no Japão ou na Grã-Bretanha – afirmou o ministro, em discurso a investidores e analistas estrangeiros, na sede nova-iorquina do Council of the Americas.