Brasileiros pretendem pagar presentes em dinheiro
Um levantamento realizado pela Gfk, empresa de pesquisa de mercado, apurou que a maioria dos brasileiros (59%) pretende presentear as mães neste domingo. A pesquisa ouviu mil pessoas sobre a intenção de…
Um levantamento realizado pela Gfk, empresa de pesquisa de mercado, apurou que a maioria dos brasileiros (59%) pretende presentear as mães neste domingo. A pesquisa ouviu mil pessoas sobre a intenção de compras no Dia das Mães. De acordo com o estudo, 62% dos consumidores que pretendem comprar presente para as mães planejam pagá-lo em dinheiro, enquanto os cartões de crédito foram citados por 23% dos entrevistados e os cartões de débito por apenas 8%. A preferência pelo pagamento em dinheiro é maior entre os integrantes das classes C e D — dos 53% que vão presentear as mães, 73% vão usar esta forma de pagamento. “Esses dados confirmam um comportamento habitual do segmento de renda mais baixa da população”, explica Paulo Carramenha, diretor-presidente da GfK. Entre os consumidores de classes A e B, dos 66% que pretendem comprar algum presente, a intenção de pagar em dinheiro é significativamente mais baixa: 54%. É alta também a intenção de compra entre os jovens de 18 a 24 anos: 85%. Assim como a escolha pelo pagamento em dinheiro: 73%. Os homens se destacam na intenção de compra em relação às mulheres. Cerca de 64% dos entrevistados do sexo masculino pretendem presentear as mães, contra 55% das mulheres. Não há muita diferença, porém, ao analisar a forma de pagamento pretendida. O dinheiro é a opção preferida de 63% dos homens que vão presentear, versus 62% das mulheres. Na análise regional, o Nordeste registra a maior intenção de compra para o Dia das Mães, com 68% dos entrevistados demonstrando tal interesse, seguido pelo Norte e Centro-Oeste, com 65% dos apontamentos. O pagamento em dinheiro também se sobressai aos demais meios e é a forma de pagamento preferida em todas as regiões do País, com índices que variam de 53% a 68%. O estudo da GfK foi realizado no mês de março e ouviu mil pessoas, a partir dos 18 anos, em nove regiões metropolitanas (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém) e três capitais (Brasília, Goiânia e Manaus).