Brigada Militar testa celulares no lugar de radiocomunicadores
A Brigada Militar começou a testar, em Porto Alegre, novos aparelhos de celular para substituir os antigos rádios de comunicação. Nessa manhã, o Sindilojas entregou 51 aparelhos Nextel para a 1ª Companhia…
A Brigada Militar começou a testar, em Porto Alegre, novos aparelhos de celular para substituir os antigos rádios de comunicação. Nessa manhã, o Sindilojas entregou 51 aparelhos Nextel para a 1ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que abrange bairros como o Centro, Moinhos de Vento, Menino Deus, Cidade Baixa, Azenha, entre outros.
Os aparelhos devem ser usados em todos os postos de patrulhamento policial da companhia, na sede do batalhão e no Ciosp. De acordo com o major André Córdova, o projeto é experimental e tem como objetivo reforçar o sigilo na comunicação de ocorrências e operações da Brigada. Uma das preocupações é a de que, hoje, criminosos e curiosos conseguem sintonizar a frequência dos rádios da corporação.
O major adiantou que, se a experiência for bem sucedida, existe a possibilidade de os aparelhos Nextel substituirem os rádios comunicadores.”É uma questão que nós vamos avaliar pelo resultado das próximas operações. Se aumentarem as apreensões, é sinal de que os criminosos pararam de nos escutar”. destacou o oficial.
Outro projeto experimental do 9º BPM é divulgar o número dos aparelhos Nextel a fim de aproximar os PMs da comunidade dos bairros que o batalhão atende. Adesivos serão confeccionados informando alguns dos números de telefone.