Busca por crédito volta a crescer e sobe 8% em julho, diz Serasa

Essa foi a 1ª alta em 9 meses, na comparação interanual.
Alta é reflexo das reduções dos juros e dos incentivos fiscais, afirma estudo.

A quantidade de pessoas que buscaram crédito en julho cresceu 8% na comparação com junho e 2% em relação ao mesmo mês de 2011, informou, nesta quinta-feira (9), a Serasa Experian. Na comparação anual, foi a primeira alta em nove meses. Porém, no ano, a demanda por crédito mostra queda de 6% sobre o mesmo período de 2011.

De acordo com a Serasa Experian, o aumento verificado em julho na procura por crédito é reflexo dos impactos provocados por reduções das taxas de juros, incentivos fiscais por meio do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e início do processo de redução da inadimplência do consumidor.

En julho, a procura do consumidor por crédito foi maior nas três primeiras camadas. Os consumidores que ganham até R$ 500 mensais aumentaram a sua demanda por crédito em 7,9% no mês. Já os de renda entre R$ 500 e R$ 1.000 expandiram em 8%, e os de renda entre R$ 1.000 e R$ 2.000 mensais em 8,2%.

Segundo a pesquisa, o aumento da procura por crédito foi maior em todas as regiões do país na comparação com junho, com o Sul (8,8%), o Centro-Oeste (8,7%) e o Nordeste (8,6%) liderando as altas. No Sudeste houve crescimento de 7,7% no período, enquanto no Norte o avanço foi de 3,8%.