Café com Lojistas aborda características importantes para as lideranças do mercado atual

Conteúdo foi apresentado por Hugo Breda em mais uma edição do formato especial online do evento

Café com Lojistas, tradicional evento do Sindilojas Porto Alegre, aconteceu em mais uma edição online, formato especial para estes meses de distanciamento controlado. E o tema foi muito pertinente para o momento: a importância de entender o papel da criatividade nos processos de liderança, com capacidade de adaptação durante os principais desafios do mercado.

O conteúdo foi trazido por Hugo Breda, gerente de negócio em um dos segmentos mais atingidos pela pandemia: centro de eventos/coworking. O profissional, que atua também como professor de MBA, apresentou a palestra “Criatividade para liderança nas vendas: estratégia e empatia”.

“As pessoas precisam saber por que estão fazendo o que fazem, entender qual o propósito do que fazem. E mostrar isso é um dos papeis do líder. Quando há conexão e quando a liderança caminha junto, os liderados ganham norte”, comentou o palestrante.

Os participantes foram conduzidos pelo conteúdo através da trajetória da transformação de um líder. “Quanto mais pessoas com a mente aberta ao seu redor, melhor. Se você é líder, precisa desenvolver as pessoas com a cabeça mais fechada. Se você é liderado, apenas afaste-se desse tipo de pessoa. Isso é crescimento exponencial propositivo. Quanto mais pessoas você trouxer consigo, melhor vai ser a sua caminhada”, disse Breda.

E a adaptação do líder não está somente em entender sua equipe, nem somente pessoas com equipes são líderes. A empatia pode e deve aparecer no trabalho de todos aqueles que lidam com atendimento ao público, como os vendedores. E, sobre isso, Breda enfatizou: “se você não se adequar ao problema do cliente, não vai vender. Essa compreensão deve existir. Por muitos anos, passamos por tabelas de valores, serviços engessados. e essas coisas estão cada vez mais obsoletas. O tempo não para. Mercado, produto, atendimento: tudo é atualizado, tudo muda muito rápido”.

Por fim, a mensagem deixada foi de que todo o caminho é um desenvolvimento. “Ser líder não é uma linha de chegada, não é um estado determinante. É uma motivação para a gente seguir em desenvolvimento. É um ponto de chegada, mas não podemos parar. Aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos. Os líderes vão desabar, vão levantar e isso é um ciclo”, concluiu o consultor de negócios.

Apoio ao lojista
O Café com Lojistas é uma iniciativa do Sindilojas Porto Alegre para promover capacitação e networking aos associados e varejistas. Esta é a terceira edição online, que também promove momentos de conversa entre os participantes na videoconferência. A próxima edição acontece no mês de maio.