Café com Lojistas apresenta a importância da internet para impulsionar negócios

Na manhã desta quarta-feira, 19 de agosto, o Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre teve a palestra de Claudia Palma da Silva, mestre em Comunicação Social e diretora da Agência Browse, que apresentou o tema “A internet como aliada do seu negócio”

Na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, o Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre teve a palestra de Claudia Palma da Silva, mestre em Comunicação Social e diretora da Agência Browse, que apresentou o tema “A internet como aliada do seu negócio”. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer estratégias de uso da Internet nos negócios e como utilizá-la com inteligência e estratégia.

De acordo a palestrante, nunca vivemos um momento tão expressivo em relação ao impacto dos negócios pela internet: “A internet móvel virou o jogo da relação entre as empresas e consumidores. Existem mudanças radicais, mas extremamente importantes, como as que acontecem no ambiente digital”. Para ela, existe uma nova cultura onde persiste o poder da mídia de massa, mas que é essencial uma atuação mais analítica para amplificar resultados.

Diante disso, Claudia explica que esse tipo de análise é mais importante do que a criatividade nas redes sociais. “É preciso analisar as métricas e interpretar a relação com o consumidor. Existe um conceito de ‘Jornada do Consumidor’, onde as marcas vão criando vínculos não necessariamente lineares com os clientes. Quem não atua nas redes sociais está perdendo dinheiro”, afirma.

Para o segmento varejista, Claudia é enfática: “não existe negócio que não está no Google”. Por isso, o setor precisa entender na prática que a internet não é um espaço apenas para anunciar, mas para ser um diferencial competitivo das empresas. “Há diversas ferramentas capazes de amplificar os negócios. O marketing online engloba SEO, email marketing, mobile adverting, blog, social network, entre outros. De qualquer forma, não bastam apenas boas ideias. É preciso otimizá-las”, explica.  Em relação a estas possibilidades, a palestrante dá a dica de procurar na internet tendências e resultados de buscas para embasas as atividades das empresas.

Segundo Cláudia, as mudanças no ambiente digital se baseiam em três pilares principais: convergência, cultura participativa e inteligência coletiva, onde todos os usuários são capazes de criar conteúdo e gerar informações. Esta nova construção cria a necessidade de construir marcas de verdade, onde existe mais empatia com os clientes. “Se isso for feito, não será vendida apenas a relação produto/preço, mas algo que tenha uma história e relação próxima ao consumidor”, finaliza.

Clique aqui para conferir o conteúdo da palestra.

Desenvolvimento de lojas – No dia 27 de outubro, a próxima edição do Café com Lojistas contará com a participação de Flávio Eduardo Martins, professor e coordenador da Educação Executiva da ESPM, que vai comandar um bate-papo sobre empreendedorismo. O tema do evento, que tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos participantes e mostrar alternativas para o desenvolvimento das lojas será “Expandir com novas lojas ou ampliar seu PDV?”. O encontro itinerante acontecerá na Acomac (Av. Manoel Elías, 2180 – Passo das Pedras), das 8h30 às 10h30. Para participar, envie um e-mail para cursos@sindilojaspoa.com.br. 

Inscreva-se aqui no Café com Lojistas.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais