Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta no setor

Tendências de marketing no comércio causam impacto positivo em palestra

O Café com Lojistas desta quinta-feira, dia 22, abordou o tema “Varejo 2024: insights e estratégias para alavancar o teu negócio”. Sob o comando de Elifas de Vargas, co-fundador do hub criativo Kreativ, e também curador de diversos eventos na área do mkt, como o Rio Inovattion Week, por exemplo, a apresentação teve em seu início interação com o público.

A provocação veio em forma de pergunta.  O que é o varejo?? O próprio Elifas tinha a resposta. “Varejo é a solução para um problema”, resumiu. A Venda, segundo o palestrante, é “algo que fazemos todos os dias. Seja em casa, no trabalho, na vida amorosa…”. A ação de vender é o início do varejo.

Elifas de Vargas trouxe em sua apresentação pontos específicos citados na mais recente NRF, realizada em janeiro deste ano, na cidade de Nova Iorque.

O primeiro ponto foi sobre o uso da Inteligência Artificial.  O papo sobre como essa ferramenta pode ajudar o lojista, traz um foco importante. Elifas lembrou de como o ser humano – na maioria das vezes – repele o “novo”. “Mas o que seríamos hoje em dia sem internet?”, indagou. Elifas seguiu o seu raciocíni. “E hoje, vivemos sem? Não! Da mesma forma será a IA. Ela servirá para “liberar” tempo às pessoas em outras demandas de trabalho. Uma ferramenta que realmente ajuda”.

O resale foi outra demanda da NRF 2024 trazida ao debate. A economia circular vem crescendo em várias marcas como a customização dos itens, troca de cores dos produtos e mudança de algo comprado há tempos naquela loja com a oportunudade de comprar algo novo. Já o Retail Media, outro assunto muito falado na maior feira de varejo do mundo, não deixa de ser uma propaganda dento da loja.  “É uma nova realidade para rentabilizar o anúncio, aumentando a audiência e gerando resultados financeiros”, citou o co-fundador da Kreativ.

Por fim, o palestrante afirmou que a melhor vitrine de produtos do século 21 é o vídeo. “Faça a construção de um vídeo curto, que impacte seu consumidor em 3 segundos. Esse é o tempo que você tem para atrair a atenção. E seja frequente nas redes”.

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