Café com Lojistas de julho trouxe Dado Schneider e provocou reflexões sobre o novo consumidor

O Sindilojas Porto Alegre recebeu ontem (18) no Café com Lojistas o professor Dado Schneider. Mestre e doutor em Comunicação pela PUCRS e professor do MBA e pós-graduação na ESPM/RS, Schneider possui mais de 30 anos de experiência em Marketing, Comunicação e Criatividade em grandes empresas nacionais. O evento reuniu dezenas de lojistas na sede do Sindilojas Porto Alegre para conhecerem um panorama do novo consumidor do século XXI e suas influências na forma de pensar o marketing dentro das empresas.

Para Schneider, é o marketing que pode criar valor e gerar margem nos negócios e, assim como o mundo e os consumidores, o marketing mudou. “As mudanças acontecem muito rápido e não estamos preparados para elas. Mas, temos que estudá-las para tentar acompanhar o que acontece. Do contrário, perderemos oportunidades”, alerta. Segundo o professor, é preciso esquecer velhos conceitos de marketing e basear as ações de comunicação em pesquisas. “É preciso saber o que quer essa nova geração que influencia e decide o que comprar. Se antes os clientes nos pertenciam, hoje eles ficam apenas enquanto está bom. É a geração do ficar”, complementa.

A importância da pesquisa para qualquer ação de comunicação ou mesmo de vendas é uma realidade devido às características deste novo consumidor. Através de pesquisas as empresas conhecerão o seu público-alvo. “As famílias de hoje são diferentes. As crianças e jovens têm poder decisório nas compras dos pais. Eles chegam à loja com muitas informações extras sobre os produtos, buscadas na internet. Fazem um verdadeiro dossiê. O vendedor deve estar preparado para isso”, afirma Schneider. Para tanto, investir em treinamento da equipe e em sites que complementem a operação física da loja são bons caminhos para conquistar este consumidor. É preciso estimular a equipe de vendas a estar tão informada quanto os consumidores. “Além disso, contrate pessoas que sorriem! Um atendente educado e gentil sempre trará diferencial para o estabelecimento”, explica.

A boa comunicação acelera a morte do mau produto. Isto significa dizer que não é suficiente criar grandes campanhas de marketing se o produto ou serviço não oferece aquilo que promete ou se a equipe de vendas não está fortemente preparada. O consumidor está atento e percebe quando isso acontece. E a tendência é que ele procure a concorrência em busca de um melhor atendimento as suas expectativas. Com estas observações, Dado Schneider finalizou o evento chamando os lojistas para uma reflexão necessária sobre o tema. Além disso, convidou a todos para levarem suas equipes na palestra Master que fará em outubro, no Teatro do Bourbon Country, também promovida pelo Sindilojas Porto Alegre. Os detalhes deste evento serão divulgados nos próximos meses.