Café com Lojistas falou sobre a importância da reputação de marcas para as empresas

“Reputação é longo prazo, é merecimento. A gente precisa ter e parecer ter reputação. A gente paga um preço para conquistar ela, então não tem porque mostrar isso para os nossos públicos”, explicou a palestrante.

O Sindilojas Porto Alegre realizou na manhã desta segunda-feira (27) mais uma edição do Café com Lojistas, que desta vez apresentou a temática da reputação de marcas, um dos fatores mais importantes fatores para a manutenção ou criação de um ambiente favorável para as empresas. Com o uso cada vez mais frequente das redes sociais pela população, é essencial estar preparado para utilizar essa ferramenta a seu favor, elevando a capacidade de interação com os públicos de interesse e de melhorar a reputação. Por isso, o evento teve palestra de Anik Suzuki, especialista em Comunicação Corporativa, Relacionamento Institucional, Branding e Marketing de Causa, apresentando seus conceitos sobre o tema e sua experiência na área.

De acordo com Anik, é importante que as empresas estejam atentas à fundamental construção da reputação, especialmente porque não é possível manter controle completo sobre ela, ainda mais em um ambiente onde todos podem emitir opiniões na internet. Além disso, a palestrante destacou que as boas práticas das organizações devem ser expostas, para que os clientes percebam seus valores. “Reputação é longo prazo, é merecimento. A gente precisa ter e parecer ter reputação. Pagamos um preço para conquistar ela, então não tem porque mostrar isso para os nossos públicos”, explicou.

A palestrante ainda destacou que a reputação precisa ser construída todos os dias, em todas as ações, tanto na vida pessoal, quanto profissional: “Você deve acordar e se perguntar ‘o que farei pela minha reputação hoje?’ Não acabe o seu dia sem fazer algo pela sua reputação”. Nesse contexto, Anik salientou que todos os colaboradores da empresa são a empresa, então o propósito dela deve ser conhecido de todos para não ocorrer ruídos na percepção das pessoas. “O todo da empresa precisa estar inserido no contexto digital. Você e a sua equipe são a sua marca, então esse alinhamento é muito urgente”, afirmou.

Segundo Anik, as empresas precisam ter um propósito e deixar isso bem claro internamente e para o público externo. “O que te deixa realmente orgulhoso?”, “o que te faz sentir imprescindível?” e “quais são os teus feitos profissionais e o que entrou para a história da empresa?” são perguntas que podem ajudar na busca por essas respostas. A partir disso, explica Anik, é possível estabelecer objetivos claros, envolver os funcionários e medir resultados, além de balizar a atuação nas redes sociais.

Anik deu também algumas dicas sobre o que pode fazer a diferença no futuro das empresas que cultivam a boa reputação nos seus negócios. “Mantenha o saldo positivo, com boas ações e conduta ética; evite confrontos e polêmicas desnecessárias; conscientize e treine seus colaboradores; e faça gestão de risco, especialmente sobre aquilo que pode impactar mais fortemente na sua empresa”, explicou.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais