Cai confiança do comércio no trimestre até maio

A confiança do empresário do comércio caiu 2,4% no trimestre terminado em maio ante igual período de 2011. A informação foi divulgada nesta terça-feira (5) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A queda do mês passado, no entanto, representa uma melhora ante o resultado do abril, quando o Índice de Confiança do Comércio recuou 4,4% na mesma base de comparação.

De acordo com a instituição, a melhora entre abril e maio foi influenciada, principalmente, pelo resultado do Varejo. No segmento Restrito, a variação trimestral ante igual período do ano anterior passou de -4,5% em abril para -1,2% em maio. Já no Varejo Ampliado, a evolução foi menos favorável, com as taxas trimestrais passando de -4,5% para -2,3%, resultado puxado pelas quedas registradas em Veículos, motos e peças e Material para construção. No Atacado, houve recuo de 2,6% em maio, após queda de 4,3% em abril.

Entre abril e maio, 11 dos 17 segmentos pesquisados registraram melhora. No Atacado, houve melhora em três dos quatro segmentos pesquisados. No Varejo Restrito, em oito de nove segmentos.