Câmara aprova período de licença-maternidade para seis meses

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta de quatro para seis meses o período obrigatório da licença-maternidade foi aprovada ontem pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O parecer…

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta de quatro para seis meses o período obrigatório da licença-maternidade foi aprovada ontem pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O parecer à proposta, apresentado pela deputada Rita Camata (PSDB-ES), foi aprovado por unanimidade.

A PEC tem ainda que ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara dos Deputados e encaminhada à apreciação do Senado, onde também tem que ser aprovada em dois turnos para passar a integrar a Constituição. Atualmente, já existe a licença-maternidade de seis meses, mas ela é facultativa e depende dos empregadores adotarem a medida. A principal mudança do substitutivo em relação à proposta original, da deputada Ângela Portela (PT-RR), é a ampliação do período em que a trabalhadora não poderá ser demitida sem justa causa após o parto ou adoção, de cinco para sete meses. Para Rita Camata, a aprovação da medida representa um grande ganho para as trabalhadoras e para os bebês, que poderão ficar mais tempo com suas mães.

Veja também

    Noticias

    Candidata Maria do Rosário participa do podcast Varejo em Movimento do Sindilojas...

    Veja mais
    Noticias

    Café com Lojistas discutiu o desenvolvimento de equipes de vendas

    Veja mais
    Noticias

    Inteligência Artificial se torna essencial para o futuro do varejo, destacam espe...

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub é sede de ações da Semana Nacional de Educação Financeira

    Veja mais