Caminhões no Centro Histórico – Sindilojas atento ao debate

O Sindilojas Porto Alegre está atento às futuras mudanças na legislação de trânsito, que envolvem a circulação de caminhões no Centro Histórico. No dia 15 de setembro, o presidente do Sindicato, Ronaldo Sielichow, participou, juntamente com representantes de outras entidades, da reunião onde o secretário municipal de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappelari, apresentou a proposta que prevê restrições na circulação de caminhões.

De acordo com a proposta da EPTC, que poderá vigorar a partir de novembro, somente poderão trafegar no Centro Histórico, veículos com até 7 metros de comprimento e capacidade máxima de 4,5 toneladas. A restrição valerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h e aos sábados, das 7h às 14h. “Exceto na via que compõe o anel viário da Primeira Perimetral”, informou Cappelari.

Sielichow defendeu o adiamento do prazo para restrição do tráfego de caminhões no Centro Histórico. “”Não há dúvidas de que a restrição causará problemas sérios aos lojistas, já que mais de 90% do comércio são micro e pequenas empresas abastecidas por mercadorias transportadas em caminhões”, justificou.

Cappelari disse que é uma tendência nacional afastar os caminhões dos núcleos centrais, substituindo-os por veículos menores e mais leves. Citou cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Salvador e Curitiba, e colocou-se à disposição para que o debate continue, com a participação de todos, para que haja um entendimento. “Antes de anunciar oficialmente esta medida, vamos discutir com todas as entidades e empresas afetadas com esta decisão””, afirmou.

Também participaram do encontro o presidente do SETCERGS, José Carlos Silvano, e o vice de Transportes, Jaime Krás Borges, o presidente do Porto Seco Logística e Transporte, Afrânio Kieling e representantes das empresas distribuidoras de bebidas.

Uma nova reunião está marcada para às 14h do dia 05 de outubro, na sede do SETCERGS.