Campo e serviços fazem PIB gaúcho crescer 2,5% no primeiro trimestre do ano

Com bons resultados na colheita de arroz e fumo e um comércio aquecido, em razão do alto nível de emprego, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 2,5% no primeiro trimestre ante o mesmo…

Com bons resultados na colheita de arroz e fumo e um comércio aquecido, em razão do alto nível de emprego, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 2,5% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2012. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, a economia gaúcha cresceu 1,1%, enquanto a brasileira avançou 0,6%. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Embora o maior impacto da supersafra de soja na economia do Rio Grande do Sul deva ser vista nos resultados do segundo trimestre do ano, quando há a colheita, a agropecuária cresceu 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o principal motor da economia gaúcha. Os serviços subiram 2,3%, enquanto a indústria caiu 1,6%, principalmente por retração da metalurgia.

— Os números deste primeiro trimestre indicam que o Rio Grande do Sul deverá crescer mais do que o Brasil neste ano, após um 2012 em que sofreu com a estiagem — explica Martinho Lazzari, economista da FEE.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA assina manifesto pela regulação das Bets

    Veja mais
    Noticias

    Espaço de encontros e conexões

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre projeta crescimento expressivo no varejo natalino de Porto...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA lança Centro de Monitoramento Econômico do Varejo para apoiar dec...

    Veja mais