Campo e serviços fazem PIB gaúcho crescer 2,5% no primeiro trimestre do ano

Com bons resultados na colheita de arroz e fumo e um comércio aquecido, em razão do alto nível de emprego, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 2,5% no primeiro trimestre ante o mesmo…

Com bons resultados na colheita de arroz e fumo e um comércio aquecido, em razão do alto nível de emprego, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 2,5% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2012. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, a economia gaúcha cresceu 1,1%, enquanto a brasileira avançou 0,6%. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Embora o maior impacto da supersafra de soja na economia do Rio Grande do Sul deva ser vista nos resultados do segundo trimestre do ano, quando há a colheita, a agropecuária cresceu 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o principal motor da economia gaúcha. Os serviços subiram 2,3%, enquanto a indústria caiu 1,6%, principalmente por retração da metalurgia.

— Os números deste primeiro trimestre indicam que o Rio Grande do Sul deverá crescer mais do que o Brasil neste ano, após um 2012 em que sofreu com a estiagem — explica Martinho Lazzari, economista da FEE.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais