Capital ganha novo caminho

A partir de hoje, integração da Voluntários da Pátria com Dona Teodora facilita acesso à Zona Norte

Obra que integra os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, a rótula que une as ruas Voluntários da Pátria e Dona Teodora será inaugurada hoje. A principal utilidade será a ligação das duas vias e a freeway. Em curto prazo, o prolongamento da Voluntários deverá chegar à futura Arena do Grêmio.

O projeto integra um conceito maior de duplicação da Voluntários, que será concluído até o final de novembro. A ação é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Concepa, por meio do Projeto Integrado Entrada da Cidade (Piec).

Orçada em R$ 12,8 milhões a rótula ganha 100% de aumento de área. – Além de proporcionar melhorias de acessibilidade e estruturação viária na região e contribuir para desafogar o trânsito da Avenida Farrapos, dará uma nova cara para a entrada da cidade, fazendo sua conexão com o Viaduto Leonel Brizola, freeway e com a futura Rodovia do Parque (BR-448), que chegará a Porto Alegre nas proximidades de onde será construída a Arena do Grêmio – apontou o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio.

Para o Diretor de Engenharia e Operações da Concepa, Thiago Vitorello, a obra qualifica a circulação urbana e o desenvolvimento da Zona Norte, além de ser uma via alternativa ao trânsito da Castelo Branco.

Ao todo, a ampliação da Voluntários prevê a construção de um trecho de 1.960 metros ligando a rótula da Rua Dona Teodora com a Avenida Padre Leopoldo Brentano, vizinha à Arena.