Caras de Pedra – Catedral Metropolitana

O projeto “Caras de Pedra” tem como objetivo resgatar a história de Porto Alegre, retratando 13 faces e estátuas presentes em tradicionais prédios do Centro Histórico da Capital. Neste mês o Sindilojas…

O projeto “Caras de Pedra” tem como objetivo resgatar a história de Porto Alegre, retratando 13 faces e estátuas presentes em tradicionais prédios do Centro Histórico da Capital. Neste mês o Sindilojas Porto Alegre seguirá contando a história de cada uma das “Caras de Pedra” que estão no calendário 2014 da Entidade.

As primeiras igrejas erguidas no Rio Grande do Sul surgiram no século XVII, nas Missões, obra de jesuítas e guaranis. Nada mais justo do que a Matriz de Porto Alegre – construída em 1722 e inteiramente refeita a partir de 1921 –, prestar homenagem ao empenho, à solidez e a fé traída dos índios missioneiros. Iniciada na década de 1920, a construção da atual Catedral só foi concluída em 1986. A Cúria abrira concurso para contratar um arquiteto e o espanhol Jesus Maria Corona o venceu. Mas a Cúria o dispensou e trouxe o romano João Batista Giovenale, profissional atuante na Basílica de São Pedro e outras catedrais de Roma, que fez o projeto e também a imponente arte escultórica externa.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais