Carga tributária chegou ao limite para os gaúchos, diz estudo da Fiergs

Pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) identificou que na opinião dos gaúchos a carga tributária chegou ao limite. Para 92,9% dos entrevistados, as taxas e os impostos pagos são considerados muito elevados.

— Isto mostra que o debate da recriação da CPMF deveria ser substituído pela imediata discussão em torno da Reforma Tributária. O levantamento realizado consolida essa percepção e reforça que não se justifica estreitar o foco de discussão em torno da volta de um tributo. A sociedade tem dado sinais claros de que deseja um novo sistema fiscal — afirmou o presidente da Fiergs, Paulo Tigre.

De acordo com o industrial, a pesquisa de opinião pública foi encomendada pela Fiergs com o objetivo de verificar o pensamento da sociedade em relação à tese da entidade de rejeitar os aumentos de impostos e defender, isto sim, uma reforma que reduza a carga tributária através da ampliação do universo de contribuintes e da simplificação de procedimentos. O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, em 30 municípios do Estado, com 1.500 entrevistados.

Apenas 6,2% dos pesquisados entendem que a carga atual é adequada. Os resultados também mostraram que os consumidores desconhecem o que pagam de imposto em cada produto adquirido. O trabalho também mostrou que a transparência dos impostos pagos seria muito bem-vinda, pois o destaque dos tributos na Nota Fiscal de compra foi aprovada por 85,2% dos entrevistados.