Carnaval é oportunidade para conquistar clientes
Planejar a produção com antecedência é uma das apostas que garantem sucesso ao desempenho das empresas durante a festa
Planejar a produção com antecedência é uma das apostas que garantem sucesso ao desempenho das empresas durante a festa de Momo. “É preciso ter um mix de produtos alinhado à proposta carnavalesca, focada no que é fresco, leve, básico e confiável. Os foliões não voltariam em uma loja que vendeu fantasia rasgada, nem na lanchonete com o sanduíche vencido ou que pesou no estômago durante a festa”, analisa o especialista em empreendedorismo do Sebrae, Enio Pinto.
De acordo com Enio, o carnaval pode ser uma grande oportunidade para conquistar e fidelizar novos clientes. “O empresário deve ter uma preocupação constante para não atrapalhar a dinâmica e o ritmo do folião-cliente. Esse pensamento deve nortear todas as ações, desde e preparo da equipe, do espaço de venda e do produto”, orienta. “Se o bloco de rua passa em frente à sua loja, por exemplo, mesmo que o folião não vá comprar naquela ocasião, é simpático disponibilizar o banheiro para seu futuro cliente”.
Confira dicas para conquistar clientes no carnaval:
Equipe:
– O time de atendimento deve ser identificado – para facilitar visualização em lojas de maior movimento;
– Vale engajar e motivar os funcionários, até com melhoria de comissão, para que sintam-se estimulados a trabalhar em um período festivo;
– A equipe deve ser treinada para atuar em momentos de pico, de modo a atender às necessidades do cliente com agilidade e eficiência.
Produto/Serviço:
– Oferecer combos e kits ajuda a cativar o cliente. Exemplo: ao comprar a bermuda, leva também uma máscara ou kit de maquiagem com glíter;
– Serviços de hospedagem podem oferecer mimos como adereços carnavalescos, confetes e serpentinas;
– Lojas de roupas devem se preocupar em repor o estoque com a grade completa de tamanhos e cores para não frustar os clientes;
– Inovar na apresentação. Exemplo: ao vender sanduíche na rua, ofereça álcool em gel para a higiene das mãos.
Local:
– Ponto de venda deve ser organizado, pois organização remete à velocidade no atendimento e resulta em melhores vendas;
– Uma ornamentação cuidadosa, sem poluição, agrada aos olhos e atrai clientes.
Fonte: Diário do Comércio