Cartão de crédito lidera ranking de dívidas das famílias gaúchas

Em fevereiro deste ano, houve queda de 2,7% no número de famílias gaúchas endividadas, na comparação com o mês de janeiro. O percentual baixou de 70,4% para 67.7%. Liderando o ranking de dívidas, aparece…

Em fevereiro deste ano, houve queda de 2,7% no número de famílias gaúchas endividadas, na comparação com o mês de janeiro. O percentual baixou de 70,4% para 67.7%. Liderando o ranking de dívidas, aparece o cartão de crédito, responsável por 62,5% das respostas dos consumidores entrevistados. Na sequência, aparecem dívidas com carnês (47,9%), cheque especial (19,5%), crédito pessoal (17,8%) e financiamento de carro (17,8%).

Mas, para o economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos, o cartão não deve ser visto como vilão do endividamento, pois sua função atual tem sido a de substituir o uso do dinheiro. “Ele agrega algumas vantagens, como a facilidade de pagamento, com maior número de parcelas, além da própria segurança de portá-lo quando comparado ao uso de dinheiro na carteira”, avalia Ramos. Por outro lado, o economista cita um fator bastante desfavorável ao uso do cartão de crédito: a taxa de juros. “É a taxa mais alta disponível no mercado. Caso o consumidor venha a atrasar alguma parcela, os juros que serão cobrados não compensam quando comparados ao atraso na compra com carnê, por exemplo”. As informações fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado pelo RS.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais