Cases da FBV, Co.nectar Hub e modelo de negócios da Entidade são apresentados no CNSE

Sindilojas Poa também fez parte de banca julgadora durante o evento

Entre os dias 9 e 11 de agosto, aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, o 38º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE). Organizado neste ano pelo Sindilojas RN e pela Fecomércio RN, o evento reuniu cerca de 1200 empresários e lideranças de entidades de todo o Brasil ligadas ao Sistema S.

O Sindilojas POA por meio do presidente, Arcione Piva, do vice, Tarcísio Pires, do superintendente, Alexandre Peixoto, da gestora de marketing, Diana Lienert e um grupo de diretores, se fez presente, apresentou cases e criou novas conexões.

Debates sobre questões jurídicas, cenário econômico e reformas sindicais ocuparam a maior parte dos três dias de evento. Pela 2ª vez presente no evento como presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva avaliou como importante o encontro das entidades. No Sindilojas Porto Alegre, buscamos melhorias nos negócios dos nossos representados para o crescimento do varejo. E essa oportunidade de estarmos aqui todos juntos, debatendo, trocando ideias e apresentando cases, valoriza o nosso setor e tudo aquilo que envolve o comércio”, comentou.

No primeiro dia, 4ª feira, dia 9, em reunião técnica e de comunicação sindical, Diana Lienert, apresentou o case da 10º FBV (Feira Brasileira do Varejo). A gestora comentou as experiências e o espaços de inovação com interação e networking, assim como, palcos e palestras com grandes speakers, como o CEO do Rock in Rio, Luís Justo, entre outros. Outro destaque na apresentação da gestora de marketing da Entidade foi o resultado da Feira. Mais de R$ 11,5 milhões em espaços na mídia, por meio de ações de assessoria de imprensa e permutas. No total, foram 103 expositores, mais de 90 palestrantes, 9.600 visitantes, mais de 70 horas de conteúdo e 42 negócios gerados na FBV por expositor.

Foram realizadas pesquisas que mostraram que 97% dos visitantes pretendem voltar e 98% consideram um importante evento. Para finalizar, Diana enfatizou a importância do apoio e união dos sindicatos. “Vamos focar em quanto podemos nos ajudar como sistema. Vamos vestir a camiseta da FBV 2024 juntos e ir muito além do varejo”, concluiu. A próxima edição acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio de 2024.

SOLUÇÕES AO VAREJO ATRAVÉS DE STARTUPS

Ainda no dia 9, o superintendente do Sindilojas Porto Alegre, Alexandre Peixoto, apresentou o case Co.nectar Acelera, programa que oferece mentorias individuais e coletivas, além de workshops com empreendedores experientes no mercado e momentos de interação com lojistas do Sindilojas Poa. “Valorizar o varejo de forma colaborativa, criando novas conexões com o ecossistema inovador é algo que buscamos com essa nossa ação”, citou.

No último encontro do segundo dia de Congresso, os vice-presidentes da Fecomércio-RS e diretora financeira do Sindilojas Caxias do Sul e presidente do Sindilojas Porto Alegre, Idalice Teresinha Manchini e Arcione Piva, respectivamente, falaram sobre seus trabalhos frente às entidades. No encontro, ambos apresentaram as áreas de atuação, o trabalho desenvolvido pelas mesmas, assim como os produtos e serviços aos associados. A representante do Sindilojas Caxias do Sul destacou a importância do planejamento estratégico para a sustentabilidade dos sindicatos e explicou sobre os eventos, parcerias, convênios, cursos e capacitações.

Já Piva, apresentou o modelo de negócios da Entidade, e enfatizou os três eixos trabalhados pela instituição: representatividade, desenvolvimento e inovação. O presidente também explicou sobre os eventos, capacitações, o Núcleo de Pesquisa e o Co.nectar Hub, ambiente de inovação com foco no varejo. Para concluir, convidou os participantes para a Feira Brasileira do Varejo, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio de 2024. “A maior Feira do pais na área do varejo espera por todos vocês ano que vem em Porto Alegre. Somos um povo hospitaleiro e queremos dividir conhecimento com todos os atores do segmento”, enfatizou.