Cauê Oliveira destaca o impacto da liderança nas organizações, durante a FBV

Autor do livro Great Leader to Work: Como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar palestrou na tarde desta terça-feira (24).

Foto: J.A. Produções

Como construir uma empresa melhor para trabalhar foi o tema da terceira palestra da tarde desta terça-feira (24), no Congresso Brasileiro do Varejo, da Feira Brasileira do Varejo (FBV). Cauê Oliveira, da Great Place To Work, abordou no evento como construir e manter um ambiente de trabalho saudável. “Não dá para construir uma excelente empresa para trabalhar sem ter um excelente líder. Afinal, os líderes são as primeiras janelas pela qual se enxerga a empresa”, destacou Oliveira, que é autor do livro Great Leader to Work: Como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar.

Conforme o palestrante, gestores inspiram seus liderados diariamente, conversando, trocando experiências, tendo uma relação de confiança mútua. “Sabemos que um bom lugar para trabalhar gera resultados positivos, tanto para os negócios quanto para a sociedade. Quando falamos de pessoas, falamos de negócios. Não temos como criar excelentes resultados se as pessoas não forem excelentes e se as pessoas não entregarem o seu melhor”, apontou. Para ele, os líderes precisam entender que os funcionários não trabalham como máquinas, isto é, eles têm processos e entregas diferentes.

Com a pandemia, o formato de trabalho mudou e em muitas empresas os colaboradores podem trabalhar remotamente de qualquer lugar. Mas Oliveira destaca que o espaço físico não interfere na experiência que a organização deve oferecer ao funcionário. “Mas o que não muda? Os princípios e valores não mudam sobre o que é um excelente lugar para trabalhar. Respeito e confiança devem existir, independente se é presencial ou a distância. E são os líderes que trazem para o dia a dia a estratégia da empresa.”

Oliveira ressaltou ainda que o selo de “Boa empresa para trabalhar” não é restrito a grandes corporações, e pequenas e médias também devem implementar uma cultura empresarial de confiança e uma boa troca entre líderes e funcionários.

Além disso, o escritor apontou que a liderança é muito mais que um cargo a ser ocupado, mas uma postura de vida. “Tanto faz a cadeira que você senta, porque cadeiras e cargos são passageiros, agora, a liderança fica”, finalizou.

Participe do Congresso Brasileiro do Varejo! Saiba mais em feirabrasileiradovarejo.com.br.