Cenário Político de Porto Alegre em 2025
Oportunidades e desafios no cenário político municipal esperam o varejo no próximo ano
As eleições municipais de 2024 trouxeram novidades e reafirmações para a capital gaúcha. A renovação de mais de 40% da Câmara de Vereadores, com uma maioria de vereadores de primeiro mandato, apresenta uma dinâmica que precisará ser acompanhada. Para este primeiro ano da nova legislatura, a apreciação e votação do Novo Plano Diretor de Porto Alegre serão as missões centrais dos vereadores. Muito mais do que a largura das calçadas e a altura dos prédios, o Plano Diretor organiza a ocupação da cidade, identificando as áreas destinadas à moradia e ao comércio.
Já no Executivo, apesar da reeleição do atual Prefeito, a reorganização do secretariado também traz novidades importantes. Com o anúncio da nova Secretária de Desenvolvimento Econômico e de uma secretaria própria para cuidar do Turismo da cidade, há expectativa de que Porto Alegre possa continuar contando com os incentivos à abertura de novos negócios em regiões estratégicas, bem como com um novo direcionado turístico da cidade, atraindo mais turistas e dinheiro novo para a capital.
A estabilidade administrativa, advinda da continuidade do alinhamento entre a Câmara Municipal e o Executivo, é positiva para a confiança dos investidores e para a continuidade e expansão de projetos de infraestrutura essenciais para a nova fase de Porto Alegre, como as obras de resiliência climática, o Centro de Eventos da Orla 2 e a revitalização urbanística de regiões como a Azenha e a Assis Brasil.
O Sindilojas Porto Alegre, sempre atento as demandas dos lojistas da capital, continuará seu trabalho junto à Câmara Municipal, acompanhando a proposição de Projetos de Lei que impactam e modificam o dia a dia do empresariado, bem como na manutenção e no fortalecimento do diálogo com a Prefeitura a fim de trazer soluções para os desafios diários do empreendedor porto-alegrense.