Cheques devolvidos crescem 8,9% em agosto, diz Serasa

A inadimplência com cheques registrou, em agosto deste ano, um crescimento de 8,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 19,6 devoluções a cada mil compensações. Os dados foram divulgados…

A inadimplência com cheques registrou, em agosto deste ano, um crescimento de 8,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 19,6 devoluções a cada mil compensações. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Serasa.

No mês passado, foram devolvidos 1,987 milhão de cheques e 101,276 milhões foram compensados. Em agosto do ano passado, 1,986 milhão retornaram, enquanto que 110,081 milhões foram compensados.

Por outro lado, o índice, frente ao sétimo mês do ano, caiu 11%, já que em julho foram 22,1 cheques devolvidos a cada mil compensados.

Acumulado
Nos oito primeiros meses deste ano, o índice de inadimplência aumentou 14,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 22,5 cheques devolvidos a cada mil compensados. De janeiro a agosto deste ano, foram devolvidos 18,558 milhões de cheques e 824,483 milhões foram compensados.

Inadimplência
Para os técnicos da Serasa, o impacto menor na inadimplência em agosto, na comparação com julho, ocorreu devido à melhora do cenário econômico, acompanhada nos melhores índices de empregabilidade. Além disso, eles apontam que o fato de agosto ter tido dois dias úteis a menos que julho também contribuiu para a queda mensal.

Já as altas no ano e no acumulado de 2009 devem-se aos maiores gastos com cheque feitos nos meses em que a crise se mostrou mais forte. Para os analistas, os consumidores usaram o cheque como alternativa no primeiro trimestre, o que fez com que a inadimplência atingisse recorde no período (23,6 cheques devolvidos).

Porém, o índice vem caindo ao longo dos meses. Segundo os analistas da Serasa, essa queda deve continuar nos próximos meses até o fim do ano. Ainda assim, eles acreditam que o índice de inadimplência do ano deve ser maior que o registrado em 2008.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais