Cheques devolvidos crescem 8,9% em agosto, diz Serasa

A inadimplência com cheques registrou, em agosto deste ano, um crescimento de 8,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 19,6 devoluções a cada mil compensações. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Serasa.

No mês passado, foram devolvidos 1,987 milhão de cheques e 101,276 milhões foram compensados. Em agosto do ano passado, 1,986 milhão retornaram, enquanto que 110,081 milhões foram compensados.

Por outro lado, o índice, frente ao sétimo mês do ano, caiu 11%, já que em julho foram 22,1 cheques devolvidos a cada mil compensados.

Acumulado
Nos oito primeiros meses deste ano, o índice de inadimplência aumentou 14,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 22,5 cheques devolvidos a cada mil compensados. De janeiro a agosto deste ano, foram devolvidos 18,558 milhões de cheques e 824,483 milhões foram compensados.

Inadimplência
Para os técnicos da Serasa, o impacto menor na inadimplência em agosto, na comparação com julho, ocorreu devido à melhora do cenário econômico, acompanhada nos melhores índices de empregabilidade. Além disso, eles apontam que o fato de agosto ter tido dois dias úteis a menos que julho também contribuiu para a queda mensal.

Já as altas no ano e no acumulado de 2009 devem-se aos maiores gastos com cheque feitos nos meses em que a crise se mostrou mais forte. Para os analistas, os consumidores usaram o cheque como alternativa no primeiro trimestre, o que fez com que a inadimplência atingisse recorde no período (23,6 cheques devolvidos).

Porém, o índice vem caindo ao longo dos meses. Segundo os analistas da Serasa, essa queda deve continuar nos próximos meses até o fim do ano. Ainda assim, eles acreditam que o índice de inadimplência do ano deve ser maior que o registrado em 2008.