Ciclo Virtuoso: como incrementar seus resultados

Como os programas de fidelidade, clubes de vantagens e programas de cashback podem incrementar seus resultados

Induzir a recompra, o retorno à loja e aprofundar o relacionamento entre marca e cliente estão entre as vantagens de adotar programas de fidelidade, clubes de vantagens ou programas de cashback. Mas para não desperdiçar a oportunidade que esses mecanismos representam, o maior desafio é conhecer bem o seu cliente. “O mais importante é saber quem é seu público e o que mais o motiva.

Se ele gosta de economizar e de promoções rápidas, vale pensar em descontos e cashback. Se o cliente é apaixonado pela sua marca e quer ter um vínculo com ela de longo prazo, teste outras opções. Pode até oferecer desconto, mas invista em outras ações para mantê-lo feliz: convide para eventos, ações especiais”, explica Felipe Wasserman, professor de marketing para o varejo da ESPM. Reproduzir campanhas de fidelização de outras empresas não é garantia de sucesso. “Você precisa oferecer algum benefício em que a pessoa se sinta especial. Os programas de fidelidade têm que ter clareza sobre qual é o tipo de cliente em foco”, acrescenta. Wasserman lembra que há os programas internos e os externos. Ambos são interessantes, mas por motivos diferentes. Os internos são criados e administrados pela própria empresa, com o objetivo de recompensar clientes por sua lealdade e incentivar…

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