Cinco dicas essenciais para não falhar como líder

As atitudes dos líderes são fundamentais para o bom andamento da equipe e do método de trabalho utilizado pela empresa. Em um momento em que as pessoas estão optando por mais qualidade de vida e mudanças na…

As atitudes dos líderes são fundamentais para o bom andamento da equipe e do método de trabalho utilizado pela empresa. Em um momento em que as pessoas estão optando por mais qualidade de vida e mudanças na área profissional, determinadas ações são fundamentais para fidelização dos colabores.

A capacidade de gestão e da criação de bons climas dentro das corporações propostos pelos líderes nunca foram tão importantes como agora.

A liderança é total responsável por levar as pessoas aos níveis mais elevados de desempenho, mas isso só acontece se o caminho traçado pelo líder for baseado no conhecimento profundo da equipe e das ações que podem favorecer seus colaboradores dentro o ambiente corporativo.

Pensando nessa situação, a coach Karina Oliveira, formada e certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching e especialista em Coaching Integrado, elencou cinco dicas essenciais para um líder não falhar.

Confira abaixo e, se você estiver em uma posição de liderança, reflita bastante sobre como agir em relação à sua equipe.

1. Envolva o seu time na definição de metas e objetivos.

Tenha a certeza que as pessoas não são motivadas pelos objetivos de seus líderes, e sim pelos seus próprios objetivos. Assim, enquanto a organização e seus líderes estiverem elaborando seus planos e estratégias através do sistema “top-down”, estarão perdendo um grande tesouro: as PESSOAS!

Quanto mais envolverem os seus times tanto na definição das metas como na discussão das estratégias para a conquista, maiores serão as chances de sucesso de atingir os objetivos trimestrais, semestrais e anuais.

2.União de esforços e atenção para problemas de fragmentação

Sabemos de longa data que a união de esforços é mais saudável do que a fragmentação de uma equipe.

Falhas de comunicação, guerra de poderes políticos, conflitos internos não solucionados, objetivos corporativos fragmentados são alguns dos importantes ingredientes para ter uma empresa e ou um time fragmentado e um péssimo desempenho.

Uma vez que a energia, o esforço e o foco vão para diferentes direções, se gasta mais tempo fazendo remendos e inviabilizando o sucesso organizacional.

3. O bom, em momentos de crise, é melhor do que o ótimo

A busca pela perfeição é algo que se tornou crucial dentro das organizações, mas sabemos que a perfeição não existe e esquecemos este detalhe sutil e relevante, especialmente nos momentos de crise.

Mais importante do que alcançar a perfeição é buscar a excelência e certificar-se que a equipe está engajada na direção correta e em constante movimento, especialmente nos momentos de crise, quando certificar-se em fazer o bom irá evitar frustrações e perdas irreversíveis.

Portanto, tenha sempre em mente: “o bom, às vezes, é melhor que o ótimo”.

4. Tenha sempre uma visão no futuro e um bom plano de ação e de comunicação

Quando olhamos para grandes líderes da nossa história, positivos e negativos, tais como Steve Jobs, Gandhi, Adolf Hitler, a certeza que temos é de que eles tinham uma visão de futuro e sabiam expressá-la muito bem.

Uma boa visão de futuro sem um plano de ação é apenas um sonho. Todavia, uma visão de futuro com um bom plano de ação e de comunicação pode mudar o mundo.

5. Comunicação

Esta é a parte crucial para ser um bom líder, a COMUNICAÇÃO! Mais importante do que o que você fala é como você fala. O tom de voz e a linguagem corporal são responsáveis por 93% da mensagem transmitida.

O peso das suas palavras (93%) é determinado pela sua postura, aparência, linguagem corporal, comportamento enquanto fala, expressão facial, olhar, tom e volume de voz, clareza, etc. Os 7% restante são as palavras, ou seja, o conteúdo.

O elemento mais relevante para que se obtenha uma boa comunicação é a habilidade de ouvir sem formar julgamentos sobre a mensagem que está sendo transmitida, além de estar aberto e ser capaz de fazer perguntas ao invés de dar respostas.

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