Cinco motivos para migrar para o mobile

Cada vez mais é imprescindível que empresas tenham sites responsivos

Foi-se o tempo em que, para as empresas, ter um site para ser acessado apenas pelo computador era suficiente. O m-commerce já é parte integrante da economia do mundo e do Brasil. Em tempos de tecnologia 4G, com um número cada vez maior de pessoas que acessam a internet por essas plataformas móveis, ter um site mobile é a estratégia atual que as empresas têm adotado para alavancar ganhos e receitas.

Internautas estão cada vez mais conectados por meio dos dispositivos móveis. Estima-se que em 63% do tempo em que os brasileiros ficam online, isso é feito por meio de smartphones e tablets. E só 37% navegam em sites desktop, segundo o relatório da comScore sobre uso de internet no Brasil. Sem contar que ao brasileiros têm mostrado grande apreço pelas compras online via mobile. Conforme mostra um estudo da Criteo, 14% das transações online realizadas no segundo trimestre de 2015 foram feitas por meio desses dispositivos. Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa é que smartphones e tablets sejam responsáveis por até 22% das compras online até o final de 2015.

Assim, adiar o projeto de ter um site mobile significa renunciar à sua fatia neste mercado, que só tem a crescer em cifras. Para o CEO da Viewit Mobile, Cesar Bonadio, adaptar o site desktop para as plataformas móveis é estratégia obrigatória para as empresas que querem crescer no online, seja em tráfego ou em transações. A adaptação de e-commerce, por exemplo, gera um crescimento médio imediato de 5% a 10% nas vendas dessas empresas. Levando em conta apenas as vendas por meio de tablets e smartphones, o aumento pode ser de até 200%, dependendo do ramo de negócios, explica ele. "Trocando em miúdos, um site móvel significa fidelizar antigos clientes e conquistar novos que utilizam essas novas plataformas."
Porém, para migrar a versão desktop de uma empresa para o ambiente mobile exige estratégia, adoção de linguagens diferenciadas e tratamento único para cada plataforma. Além disso, o executivo ainda elencou mais cinco razões para se ter um site mobile. Confira abaixo:

Milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular
Para alguém que usa o celular para fazer compras online, é mais atraente um site que seja fácil de navegar do que ter que ficar lutando para tentar acessar o site da empresa que não tem uma versão mobile. E, principalmente, migrar o site da empresa para celulares ou tablets é estar perto dos mais de 80 milhões de brasileiros que acessam a internet pelo celular e que realizam compras online.

Facilidade e praticidade para navegar ao usuário
Acessar pelo celular um site pesado, ou que não esteja adaptado para o ambiente móvel, é uma experiência desagradável para o usuário. Pequenas ou grandes empresas que investem na experiência do m-commerce facilitam a vida do usuário que, ao visitar a página, perceberá o cuidado para oferecer um layout moderno e confortável para seu público.

Páginas abrem e carregam rapidamente
As pessoas geralmente utilizam os dispositivos móveis, como celulares e tablets, para acessar redes sociais, fazer compras e ler ou responder e-mails. É uma experiência positiva clicar em algum link e o site abrir em uma versão mobile ambientada para esses dispositivos. "Em sites criados para plataformas móveis, a ideia é otimizar a experiência com layout agradável para o mobile, onde as páginas carregam rapidamente, a homepage se adapta perfeitamente à tela do dispositivo que o usuário utiliza e onde as ferramentas de compra e contatos são fáceis e simples de achar", afirma o CEO.

Ter um site mobile dá um ar de profissionalismo à empresa
"Nos sites mobile, a primeira impressão é a que fica! Por isso, ter o site da empresa adaptado para telefones e tablets vai mostrar que a empresa se preocupa com o bem-estar online dos usuários", argumenta Bonadio. O cliente que navegar nesse site terá uma noção de profissionalismo e garantia de que vai comprar ou contratar serviços com qualidade e segurança. "Vai ter a certeza de que sua empresa está na vanguarda, à frente das concorrentes e conectada às novas plataformas de interação online", adiciona.

Você estará no bolso dos internautas
Outra vantagem é aumentar as possibilidades de ganhos, aproveitando as plataformas digitais como uma oportunidade para o negócio. O m-commerce é cada vez mais ativo nas vendas online. Deixar a empresa 100% presente nos dispositivos mobile significa oferecer ao usuário toda a agilidade e boa experiência de compra e serviços que ele procura.

Fonte: Cliente S.A.