Cinco passos para deixar os clientes mais felizes

Para que qualquer negócio dê certo, é fundamental entender as necessidades da base de clientes e se esforçar continuamente para aumentar sua satisfação. Os benefícios em conhecer bem os clientes são…

Para que qualquer negócio dê certo, é fundamental entender as necessidades da base de clientes e se esforçar continuamente para aumentar sua satisfação. Os benefícios em conhecer bem os clientes são inúmeros. Por isso, qualquer forma de adquirir informações sobre o seu público consumidor é válida, desde um cadastro detalhado de clientes, a pesquisas encomendadas de especialistas. A seguir, Barry Farber, colunista do portal Entrepreneur, sugere cinco maneiras de controlar melhor as vendas, satisfazendo as necessidades mais comuns de clientes, e garantindo que fiquem felizes com a sua empresa.

1- Seja proativo
Quando perguntamos ao consumidor quais as qualidades mais importantes de um vendedor, a maioria das respostas inclui proatividade. Isso se aplica a qualquer funcionário da empresa que tem que lidar com o público, e não só aos profissionais de venda. Particularmente, quando há um problema, você tem uma excelente chance de mostrar a seus clientes que eles estão realmente em primeiro lugar. Antecipe-se e resolva problemas com rapidez, com resultados orientados para a satisfação do cliente.

2- Comunique-se
Seja antes, durante ou depois da venda, a comunicação é a “cola” que mantém relacionamentos. Facilite a comunicação por meio da escuta atenta e da empatia com o interlocutor. Uma boa ideia é perguntar ao cliente como eles gostariam de ser contatados depois da venda, e com que frequência. Clientes são diferentes, por isso personalize o atendimento com comunicação efetiva.

3- Tenha uma atitude positiva
Parece óbvio, mas uma das observações mais comuns de clientes quando perguntados sobre as características de um bom atendimento é que uma atitude positiva e motivada do vendedor ou atendente faz toda a diferença na hora da escolha pela compra. Bons vendedores são geralmente aquelas pessoas que espalham positividade.

4- Entenda o negócio dos seus clientes
Outra qualidade dos vendedores eficientes é a capacidade de entender os objetivos e necessidades do cliente antes mesmo que o produto ou serviço seja apresentado. Descubra a individualidade de cada cliente fazendo as perguntas adequadas a esse contexto. O foco, portanto, será como seu produto ou serviço pode atender a essas necessidades individuais e específicas.

5- Faça follow-up
Nada de novo aqui. Não abandone seu cliente. Acompanhe-o no pós-venda e procure saber qual o seu nível de satisfação com o produto ou serviço adquirido. Seja por e-mail ou telefone, não faça contato apenas para fazer perguntas. Procure oferecer algo que possa ser de interesse, e mostre aos clientes que você está á disposição para servi-los com qualidade e entusiasmo.

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