Classe C é a que mais se expande, aponta pesquisa

Mesmo com os efeitos da crise global, a classe C conseguiu ampliar sua participação no país. Essa fatia da população chegou a 49% em 2009, vindo de 45% no ano anterior. Agora, a classe C é formada por…

Mesmo com os efeitos da crise global, a classe C conseguiu ampliar sua participação no país. Essa fatia da população chegou a 49% em 2009, vindo de 45% no ano anterior. Agora, a classe C é formada por 92,85 milhões de pessoas.

As classes A/B cresceram de 15% para 16% do total, enquanto as D/E encolheram (de 40% para 35%), nesse período de comparação, de acordo com pesquisa da Cetelem, financeira do grupo francês BNP Paribas, em conjunto com a Ipsos. Segundo o Observador Brasil 2010, a expansão da classe C chegou a 15 pontos percentuais desde 2005, início da pesquisa, quando essa fatia da população representava 34% do total. Nos últimos cinco anos, esse estrato intermediário ganhou 30,15 milhões de consumidores, sendo 8,23 milhões entre 2008 e 2009. Os segmentos D/E perderam 26,05 milhões desde 2005. Na comparação com outros 13 países onde é feito o estudo, numa escala de zero a 10, o Brasil foi o mais bem avaliado, com nota 6,24. “É a melhor avaliação do Brasil desde 2005, ano em que a pesquisa começou a ser realizada no país”, apontou o levantamento. As classes sociais utilizadas no estudo são as definidas pelo Critério de Classificação Econômica Brasil. Redução do IPI auxiliou avanço, diz pesquisadora. O conceito não considera a renda e leva em conta itens como posse de eletrodomésticos (televisão, rádio, aspirador de pó, máquina de lavar, DVD, geladeira, freezer), carro de passeio, quantidade de banheiros na casa e grau de escolaridade do chefe da família. Por isso, a redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedida pelo governo para móveis e veículos foi uma das razões para o avanço social, diz Elisa Bernd, gerente de pesquisa da Ipsos, por possibilitar a mais pessoas o acesso a esses bens duráveis.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais