Classes A e B compram menos produtos, mas gastam mais, diz pesquisa

Os consumidores pertencentes às classes A e B são os que desejam menos produtos, compram menos, mas gastam mais, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Análise, a ser divulgada durante o 4º Seminário…

Os consumidores pertencentes às classes A e B são os que desejam menos produtos, compram menos, mas gastam mais, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Análise, a ser divulgada durante o 4º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo nesta terça-feira (1). De acordo com o estudo, as classes A e B desejam trocar o que tem por algo sempre melhor e de maior valor agregado, sendo que, atualmente, é a TV de LCD seu maior sonho de consumo, seguida pela reforma ou compra de um imóvel.

Classes C, D e E
No geral, o levantamento revela que o consumidor brasileiro deseja o que é bom e tem nas mercadorias adquiridas pelos extratos de renda superiores um espelho. “A classe C quer o que as classes A e B já têm e as classes D e E querem o que a classe C já possui”, afirma, segundo publicado pela Agência Brasil, o cientista político do Instituto Análise, Alberto Carlos de Almeida. Na classe C, a meta principal é a compra de um carro; depois, aparecem o computador, a televisão e o apartamento. Já entre os consumidores das claases D e E, a aquisição de aparelhos eletrônicos, como máquinas de lavar, é a maior prioridade.

Bens indispensáveis
A pesquisa apurou ainda que, para a maior parte dos brasileiros, o fogão, a geladeira e os móveis são considerados bens indispensáveis e, independentemente do estrato social, boa parte dos consumidores almeja trocar móveis e geladeira nos próximos 12 meses. Por outro lado, produtos como aparelhos de MP3, TV de LCD e motocicletas ainda aparecem como supérfluos. O levantamento ouviu mil pessoas maiores de 16 anos em 70 cidades do interior e das regiões metropolitanas do País, representando toda a população brasileira adulta de todas as classes sociais.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    FBV 2024 – o próximo passo está aqui

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 06/04 a 12/04

    Veja mais