Cliente: a nossa razão de existir

Por Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. Porém, uma data específica para homenageá-lo é irrelevante diante da importância que ele tem…

Por Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. Porém, uma data específica para homenageá-lo é irrelevante diante da importância que ele tem para nós, lojistas, durante todos os outros 364 dias do ano. Porém, já que existe uma data comemorativa, que ela seja vista como mais uma oportunidade de prestigiar o consumidor e fomentar os negócios para alavancar os resultados do mês.

O ato de consumir vai muito além de levar um produto para casa, e, se o varejista não quiser ficar para trás, terá de aprimorar seu conhecimento e suas técnicas de venda. A falta de informações e a imprecisão dos dados sobre o público são os maiores desafios na hora de personalizar o atendimento.

E esse é o segredo: conhecer o perfil do cliente para criar estratégias que supram as necessidades de cada pessoa. Afinal, os valores da sociedade já não são os mesmos e os padrões de consumo mudaram, fazendo com que se pratique uma compra pensada, planejada, e que agregue uma boa experiência ao comprador. Além disso, precisamos refletir sobre qual é o papel que o cliente exerce hoje no varejo. Ele está mais exigente, conectado, informado, e deseja um atendimento individualizado. Pensando nisso, é fundamental concentrar esforços para que ele se sinta diferenciado em relação à maioria das pessoas.

Dessa forma, nós, lojistas, precisamos estar em constante qualificação, modernizar e buscar alternativas que nos diferenciem no mercado e diante do público-alvo. Adotar ações e posturas singulares é fundamental nesse cenário, pois estamos diante de pessoas que valorizam quem se capacita e se atualiza sobre técnicas e ferramentas de venda.

O Sindilojas Porto Alegre está atento a esse movimento do mercado e investe em cursos na área de vendas para que os comerciantes e suas equipes atuem alinhados ao novo comportamento de consumo. Afinal, é só pensarmos como clientes e raciocinarmos: o que buscamos ao realizar uma compra? Todos nós somos clientes e todos clientes merecem mais: um produto diferenciado, com qualidade e atendimento exclusivo.

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