Cliente de olho na tarifa do cartão

São Paulo – A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) espera que o Conselho Monetário Internacional (CMN) padronize ainda este mês as tarifas cobradas pelos bancos…

São Paulo – A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) espera que o Conselho Monetário Internacional (CMN) padronize ainda este mês as tarifas cobradas pelos bancos emissores nos seus cartões de pagamento. De um total de 45 diferentes taxas praticadas pelas instituições financeiras, devem sobrar uma dezena. Com a uniformização das taxas, será possível ao consumidor comprar os preços cobrados. Na avaliação do presidente da Abecs, Paulo Caffarelli, “hoje há muitas tarifas com diferentes nomes, mas que na prática, são a mesma coisa”, avaliou. “Nosso objetivo é o aperfeiçoamento contínuo do setor e a busca de um ambiente eficiente e competitivo”, disse.

Já as propostas da autorre-gulamentação para fomentar a concorrência no setor, enviadas pela Abecs ao Banco Central, foram devolvidas sem parecer técnico. O BC informa que apenas que não cabe a ele homologar a autorregulamentação da indústria, embora se considere aberto às discussões a fim de aumentar a eficiência dos meios eletrônicos de pagamento.

Nos últimos anos, o governo vem pressionando as empresas do setor de cartões. Primeiramente foi para maior competição e culminou com a abertura do mercado de credenciamento em 1 de julho. Agora, o governo começa a pressionar as tarifas que os bancos cobram nos cartões. Outra medida em estudo é elevar de 10% para 20% o valor para o pagamento mínimo da fatura do cartão. Dentro dessa discussão, a Abecs lançou a campanha “A Dica é Saber Usar”, com distribuição de uma cartilha orientando sobre o uso consciente do cartão de crédito.

Veja também

    Edição de Agosto do Café com Lojistas traz dicas práticas para vídeos curtos nas redes sociais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas aborda vendas com vídeos nas redes sociais

    Veja mais
    Diretoria do Sindilojas Porto Alegre recebe Diretora da Comunicação e Marketing da Secom e Diretor da agência HOC para apresentar campanha Ganha-Ganha
    Noticias

    Diretoria do Sindilojas Poa recebe apresentação da campanha Ganha Ganha

    Veja mais
    Vendas do Dia dos Pais superam expectativa e ultrapassam R$ 200 milhões
    PesquisaNoticiasVendas

    Vendas do Dia dos Pais na capital ultrapassam R$ 200 milhões

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Endividamento gera alerta no mercado de consumo brasileiro

    Veja mais