Clubes de assinatura crescem no varejo

Estratégia de retenção e fidelização registra bons resultados em diversos segmentos

Tradicionais em muitos segmentos, os negócios de clubes de assinatura tiveram um crescimento importante nos últimos anos também no comércio varejista. Lojas de vinhos, de cervejas, restaurantes, floriculturas, livrarias, petshops, farmácias e sex shops estão entre os muitos segmentos que colhem os bons resultados desse modelo. Os clubes de assinaturas são basicamente um tipo de negócio em que o cliente paga recorrentemente, de forma automática, para receber um produto ou ter acesso a um serviço em uma determinada frequência. Conforme pesquisa da Betalabs, empresa especializada em e-commerce e clubes de assinatura, no final de 2020 havia cerca de 4 mil clubes de assinaturas no Brasil, e em um intervalo de dois anos, mais 2 mil surgiram; um crescimento de 50%.

Com 370 mil assinaturas ativas, a Wine, fundada em 2008, é atualmente o maior clube de assinaturas de vinhos do mundo. O negócio já nasceu apostando na economia de recorrência e com a missão de disseminar o consumo do vinho no Brasil. O assinante do Clube Wine recebe em casa mensalmente duas garrafas de vinho de diferentes rótulos, definidos por um serviço de curadoria. A diretora de Marketing da empresa, Laura Barros, afirma que…

Leia essa e outras matérias clicando aqui.