Com 48 novas lojas, shopping Praia de Belas inaugura expansão em 19 de novembro

Empreendimento da Capital ampliará em 60% a área bruta locável

Projetada há pelo menos cinco anos pela administração do shopping de Porto Alegre, o Praia de Belas inaugura em 19 de novembro a expansão para o terceiro piso do prédio. A abertura da área contará com 48 novas lojas, oito delas inéditas na Capital (veja abaixo), e finaliza a quinta etapa de remodelação do tradicional espaço de compras, que desde 2010 já teve a renovação dos dois primeiros andares, a inauguração de uma torre de escritórios, mudança do cinema e aumento da área para estacionamento.

Lojas inéditas: Balonè Acessórios, Black Bull, Daniel Cassin, Fórmula Academia, Harley-Davidson, Nike (flagship), 7 Camicié e Uva e Verde

Entre as novas redes presentes no empreendimento, os destaque são as cinco lojas âncora (ampliação da Renner, Marisa, Paquetá Esportes, Livraria Cultura e Fórmula Academia, inédita em Porto Alegre), que junto com as outras 43 operações ampliam para 235 o número de estabelecimentos do shopping e aumenta em quase 60% a área locável do Praia de Belas (de 30.100 m² para 47.723m²). O setor de vestuário domina as novas aquisições, com a vinda do Mercosul de lojas como a uruguaia Daniel Cassin e a argentina La Victória. Apesar da inauguração oficial, algumas das principais apostas ainda vão demorar a abrir as portas.

– O nosso calendário de inaugurações segue até abril de 2014, com a abertura da Livraria Cultura. A Fórmula Academia e a Paquetá Esportes abrem ainda em 2013 e a Renner em fevereiro de 2014 – afirma o vice-presidente comercial da Iguatemi Empresas de Shopping Centers, Rodolpho Freitas.

A administração do shopping não divulgou o valor investido nas obras de ampliação. Com a entrega das lojas do terceiro andar, que vão gerar 500 novos empregos, a empresa, também administradora na Capital do Iguatemi, espera aumentar em até 30% o número de visitantes no espaço, hoje estimado em 1,8 milhão de pessoas por mês.

Mais projetos

O projeto de expansão do Praia de Belas seguirá ainda por 2014, com a inauguração de cinco prédios, quatro comerciais e um residencial. Três deles, dois comerciais e um residencial, localizados em frente para o parque Marinha do Brasil, estarão prontos ainda no primeiro semestre do próximo ano. As outras duas torres comerciais do chamado complexo Praia de Belas, construídas junto ao novo estacionamento, devem ser inauguradas no final de 2014.

A proximidade do Praia de Belas com o estádio Beira-Rio, sede de cinco jogos da Copa do Mundo, também é vista com otimismo pelos administradores para o próximo ano.

– A nossa grande vantagem é a localização. Hoje o praia de Belas tem a melhor de Porto Alegre. Seremos o shopping da Copa – destaca Freitas.

Além das torres, está nos planos da empresa a construção de um novo teatro, com capacidade para 600 lugares e vista para o Guaíba. O espaço ainda está em fase de planejamento, com inauguração prevista entre o final de 2014 e o início de 2015.

Com a ampliação, a administradora do shopping também ficará responsável por obras no entorno, entre elas a manutenção da ciclovia construída na Avenida Ipiranga, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Érico Veríssimo, a reforma de três praças e dos canteiros centrais das avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas, além da manutenção da Praça Itália, nas proximidades do centro comercial.