Com cartão ou à vista

O projeto de lei do senador Adelmir Santana, presidente da Fecomércio do Distrito Federal, aprovado no Senado, que permite ao comerciante oferecer preços diferenciados para quem paga com cartão de crédito e com dinheiro ou cheque, promete polêmica. CDL, Sindilojas de Porto Alegre e Federação das CDLs já se manifestaram favoráveis. Sua opinião coincide com a do senador para quem, na formação do preço final, o lojista inclui todos os gastos com as administradoras de cartões e os juros dos 30 dias até o repasse do valor pago com o cartão para a loja Isso pode elevar o preço final em até 12%, pago também por quem não usa o cartão. O projeto do senador Adelmir Santana pode significar um retrocesso à tendência atual de substituir a moeda e o cheque pelo cartão, tanto de crédito como de débito. A rápida adesão das entidades gaúchas do comércio ao projeto encontra a explicação na abusiva taxa de administração, que é imposta hoje pelos cartões.