Com planejamento, consumidor mantém as vendas em alta

O consumo em Porto Alegre está em alta. E, conforme o segundo levantamento realizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS) para o Jornal do Comércio, o consumo, deve se manter em ritmo…

O consumo em Porto Alegre está em alta. E, conforme o segundo levantamento realizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS) para o Jornal do Comércio, o consumo, deve se manter em ritmo elevado.

De acordo com os entrevistados, 78,08% planejam e guardam dinheiro para adquirir produtos de maior valor agregado. Esse comportamento resulta num incremento das compras à vista. Mesmo que grande parte economize parte do que ganha para itens mais caros, 72,17% admitem utilizar mais crédito do que há dois anos. Ainda sobre formas de pagamento, chama a atenção que 39,66% dos pesquisados valorizam mais o valor final do produto do que o fato de a prestação servir no orçamento mensal.

“Segundo os indicadores, há uma tendência de crescimento mais acelerado e uma consistência de consumo”, assinala a pesquisadora e professora da ESPM/RS Liliane Rohde. Como exemplo do bom momento do consumo na Capital gaúcha em 2010, percebe-se que aumentou a frequência de compras em setores como o de móveis e eletrodomésticos. No primeiro segmento, que tinha uma frequência anual de compra de 8,46% em 2009, passou para 24% neste ano. A compra de eletrodomésticos também cresceu de forma significativa passando de 13,18% em 2009 para 27% neste ano.

Além das lojas físicas, os porto-alegrenses estão atentos às virtuais. Dos pesquisados, 42% afirmaram comprar às vezes através da internet. Em 2009, esse percentual era de 12,06%. Sobre a motivação para navegar na rede, 60,34% utilizam para o trabalho, 42,12% para pesquisa, 38,42% para informação, 30,05% para comunicação, 22,41% para pesquisa de ofertas e 13,55% para relacionamento.

O consumidor gaúcho ainda não considera fundamental a sustentabilidade no ato da compra. Mesmo que 53,45% declararam separar o lixo e 70,94% se preocuparem com a economia de água e energia, 43,6% não se informam sobre as práticas sustentáveis das empresas das quais compram e outros 27,59% se mostraram indiferentes na mesma questão.

“Ainda que a sustentabilidade esteja mais no discurso que na prática, vivemos um momento positivo no comércio. As pessoas estão comprando com mais consciência, com maior economia e planejamento”, interpreta a pesquisadora.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais