Com proximidade de Natal, consumidor deve ter mais atenção ao ir às compras

SÃO PAULO – Com a proximidade do Natal e mais dinheiro no bolso, por conta do pagamento do décimo terceiro salário, os consumidores devem ter atenção redobrada ao ir às compras.

Para evitar ser vítima…

SÃO PAULO – Com a proximidade do Natal e mais dinheiro no bolso, por conta do pagamento do décimo terceiro salário, os consumidores devem ter atenção redobrada ao ir às compras.

Para evitar ser vítima de roubos e furtos, especialmente nas proximidades dos shoppings, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) dá as seguintes dicas:

• Em lugares de grande circulação, carregue sacolas e bolsas na frente do corpo;
• Se presenciar alguma situação suspeita no estacionamento chame a segurança do shopping e, se surpreender alguém mexendo no seu carro, procure ajuda sem ser notado;
• Evite andar com muitas sacolas, pois elas chamam a atenção dos bandidos, que podem segui-lo e roubá-lo, quando sair do centro de compras.

Outras dicas

• Além dos cuidados com sacolas e bolsas, em datas comemorativas, o consumidor também deve ter mais cuidado na hora de pagar suas compras, segundo alerta da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
• Assim, quem for comprar os presentes natalinos na internet, por exemplo, antes de dar o primeiro clique no carrinho de compras virtual, deve ser certificar de que o site é confiável e observar se ele tem sistema de segurança para garantia das transações.

Já para quem prefere fazer compras em lojas de ruas ou shopping centers, as precauções são as seguintes:

• Muita atenção na hora de digitar a senha nos pagamentos com cartão de crédito e débito. Confira se o campo no qual você está digitando a senha é mesmo o destinado à senha.
• Ao efetuar pagamentos com cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da senha.
• Se estiver efetuando o pagamento com cartão de crédito em locais com máquinas manuais e alegarem que o comprovante não ficou bem decalcado, exija que este e a cópia carbono sejam rasgados e inutilizados.
• Ao receber de volta o cartão, verifique se é o seu;
• Solicite sempre a via do comprovante da operação e, antes de assiná-la, confira o valor declarado da compra;
• Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais