Com tantas opções de redes sociais, em qual delas devo focar minha atenção?

Não são poucas as vezes que escuto a mesma pergunta: com tantas redes sociais disponíveis hoje em dia, em qual delas devo focar meus investimentos de marketing? Em todas?

Com o ritmo alucinado em que…

Não são poucas as vezes que escuto a mesma pergunta: com tantas redes sociais disponíveis hoje em dia, em qual delas devo focar meus investimentos de marketing? Em todas?

Com o ritmo alucinado em que surgem novas redes sociais na internet, investir em todas elas significa possuir um orçamento sem restrições. Como esse não é o caso da grande maioria das empresas, é preciso encontrar pelo menos algum critério que permita ordená-las por seu grau importância para os negócios.

Eu já ouvi profissionais de marketing apresentarem as mais variadas sugestões: invista nas redes mais novas, que são as mais modernas e inovadoras, como o Instagram ou Pinterest; invista no Google+ que é a rede do Google, a maior empresa global de internet; invista em redes verticais, isto é, aquelas que focam em um determinado segmento como por exemplo viagens, futebol, cerveja, em vez de redes de massa como o Facebook.

Apesar de todas essas opções terem seu grau de relevância, elas deixam de considerar um fator fundamental: Market Share. Os investimentos de marketing devem ser direcionados para as redes que recebem a maioria dos internautas. Não adianta nada selecionar uma opção que possui muito poucas visitas.

Veja no gráfico a lista das 10 maiores redes sociais entre os usuários de internet no Brasil em abril deste ano. Ela pode ser usada como uma referência inicial para a seleção de onde alocar os investimentos. Se ainda assim ela parecer muito grande, foque nas opções com as maiores visitas. Não se esqueça que o Orkut, apesar de ainda surgir na terceira posição, está em pleno declínio e pode ser desconsiderado. Nesse caso sobram apenas duas redes, Facebook e Youtube. Foque nelas e esqueça das demais, pelo menos até atingir a representatividade desejada. Se ainda assim você se sentir culpado por não alocar nem um centavo nas demais opções, não se esqueça, essas duas redes juntas representam 85% do market share de visitas nas redes sociais do País!

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais