Com taxa de 3,4%, Porto Alegre segue com o menor desemprego do país em setembro

Na média brasileira, índice teve leve alta no mês em relação a agosto

Porto Alegre manteve em setembro o título de capital do país com menor taxa de desemprego, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, dia 24, o índice ficou estável em relação a agosto, quando registrou 3,4%. Na comparação com setembro de 2012 (3,6%), o levantamento apontou leve queda na taxa. Na média das seis capitais pesquisadas pelo IBGE, a taxa de desocupação ficou em 5,4%, leve alta frente a agosto (5,3%) e igual à registrada no mesmo mês do ano passado.

O índice de desemprego do IBGE é calculado sobre pessoas em idade ativa (PIA). Em Porto Alegre, das 3.520 milhões de pessoas na condição, 55,1% estão ocupadas, 1,9% estão desocupadas e 42,9% são pessoas não economicamente ativas. A população ocupada (PO) na região foi calculada em 1,940 milhão de pessoas.

A renda média real do trabalhador (descontada a inflação) na capital gaúcha em setembro foi de R$ 1.860 mil, pequena queda em relação a agosto, quando registrou R$ 1.897,98. O remuneração ficou abaixo da média nacional no período, que foi de R$ 1.908 mil, aumento de 1% em relação a agosto (R$ 1.888,50).