Começa a NRF 2023 com apontamentos de que os consumidores são as estrelas do varejo

Serão mais dois dias de conteúdos e ensinamentos

Neste último domingo, dia 15, teve início a NRF Retail’s Big Show, a maior feira internacional do varejo do mundo, que acontece em Nova Iorque, e se encerra no dia 17 de janeiro. Com grandes nomes do setor, os temas envolvem humanização de marcas, contato próximo entre cliente e loja e como será o dia a dia das lojas físicas.

Na abertura do encontro, o presidente e CEO do Walmart, John Furner, teceu comentários sobre inovação e relações humanas em meio ao trabalho. “O varejo é o local onde se encontram as necessidades das pessoas”. Para Furner, a melhor experiência com o cliente independe da retenção. “É preciso criar novas formas de ter o consumidor conosco, pois a lealdade em reter é a ausência de algo melhor”.

James Cash, professor e reitor da Harvard Business School, em sua fala, exemplificou o que entende por relação entre setores e pessoas na área profissional. “Os varejistas precisam estar abertos às mudanças, tornando-se adaptáveis para evoluir e melhorar, buscando a inovação”. Cash ainda traz ao debate um assunto que diz respeito ao valor do colaborador. “É de extremo valor celebrar os funcionários”.  “Os varejistas podem criar experiências únicas para seus funcionários a fim de fomentar um ambiente de trabalho positivo e produtivo”, concluiu.

Paige Thomas, CEO e presidente da Saks, comentou sobre a força do consumidor, a grande estrela do varejo. “Estamos servindo nossos clientes no que desejam e precisam?”, perguntou. Para a presidente da rede de desconto de marcas de luxo, em momentos de dificuldades econômicas como o que vivemos, “os principais investimentos têm que ser ao atendimento de excelência e busca por clientes”.

Para Jeff Gennette, CEO da Macys – rede de lojas de departamento nos EUA – apesar de o fim do ano ter sido uma boa data para o comércio, se observa a pressão em cima do consumidor devido à inflação, juros e demais acontecimentos no âmbito global. “Estamos sendo cautelosos com previsões e segurando reservas abertas, focando no multicanal e priorizando os canais de maior interesse dos clientes”, comentou. “O nosso objetivo é entender como satisfazer ainda mais o nosso cliente”.

Martin Urrutia lidera a equipe global da LEGO de Experiência e Inovação no Varejo. Na NRF 2023, ele deu o tom de como sua equipe desenvolve experiências memoráveis que elevam a marca LEGO através de várias ações. Escutar o que os fãs querem, a busca por novas experiências, seja física e digital são pontos estratégicos. “A criatividade não tem limites, e através dela, se dá sentido da marca para cada local, comunidade, seja no físico ou no digital”.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, “empresas cada vez mais próximas de suas comunidades e a vontade em resolver os problemas do local onde estão inseridas, é o grande desafio atual das marcas. Mostrar valor local é um objetivo a ser alcançado”, resumiu.

Aproveite que leu as notícias e novidades da NRF 2023 direto de Nova Iorque e acesse o link de inscrição para a FBV 2023, a Feira Brasileira do Varejo, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio, na FIERGS.