Começam a vigorar regras mais rigorosas para o inquilinato

As novas regras da Lei do Inquilinato, que passam a valer a partir de hoje para antigos e novos contratos, mudarão substancialmente a relação entre proprietários de imóveis e inquilinos. A principal…

As novas regras da Lei do Inquilinato, que passam a valer a partir de hoje para antigos e novos contratos, mudarão substancialmente a relação entre proprietários de imóveis e inquilinos. A principal alteração diz respeito às disputas judiciais, que se prolongavam por até vários anos.

Agora, o morador pode ser despejado por falta de pagamento em até 30 dias. Para o fiador, a principal vantagem será o fim da obrigatoriedade de permanecer atrelado ao contrato de locação até o seu término. Com as novas regras, o locador não precisará mais ter contrato de fiança para garantir o seu imóvel, pois terá a possibilidade de despejar mais facilmente um inquilino. A expectativa é que isso favoreça a oferta para locação, estimulando o setor imobiliário a diminuir o valor de mercado do aluguel. Já para o inquilino, o ganho com a nova lei se refere à multa pela quebra de contrato. O valor passa a ser proporcional ao tempo restante de contrato e não mais por um valor fixado anteriormente.

Veja também

    Noticias

    Workshop ensina técnicas práticas para aumentar as vendas no Dia dos Namorados

    Veja mais
    Noticias

    Empreendedores de diferentes partes do Brasil se mobilizam para participar da Feir...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Rodadas de negócios inéditas na FBV: últimos dias para inscrições

    Veja mais