Comerciante gaúcho está mais confiante, segundo o ICEC-RS
Na análise realizada pela Fecomércio-RS, divulgada nesta terça-feira, 05, o ICEC-RS registrou o maior resultado desde dezembro de 2021.
Na mesma linha do indicador que mede a confiança do empresário do comércio a nível nacional, publicado na semana passada, pelo IBGE, o índice estadual também segue em avanço. Na análise realizada pela Fecomércio-RS, divulgada nesta terça-feira, 05, o ICEC-RS atingiu os 118,6 pontos no último mês de junho. Foi o maior resultado registrado desde dezembro de 2021, quando o indicador marcou 119,8 pontos. Com isso, o ICEC-RS ficou 5% abaixo do período pré-pandemia, em março de 2020, quando chegou a 124,7 pontos.
No comparativo com março deste ano, o indicador registrou aumento de 4,4%, e com o mesmo período do ano passado, junho de 2021, o avanço foi de 51,6%.
O ICEC-RS também mediu as expectativas do empresário do comércio. Nesse sentido, foi registrado 143,0 pontos, o que indica uma recuperação de parte das perdas identificadas em maio, avançando 1%. Em relação a junho de 2021, o aumento foi de 3,8%. A pesquisa também revelou que, agora, 83,9% dos empresários acreditam que o cenário econômico irá melhorar. No ano passado, esse percentual era de 82,2%.
Outros dados deste indicador podem ser conferidos aqui.
Acompanhe, também, as pesquisas e estudos de mercado realizados pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas POA. Acesse clicando aqui.