Comércio da Capital abrirá nos feriados em 2013

As lojas de Porto Alegre poderão atender em feriados com a utilização de empregados em 2013. A medida foi alcançada após convenção coletiva firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos…

As lojas de Porto Alegre poderão atender em feriados com a utilização de empregados em 2013. A medida foi alcançada após convenção coletiva firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) e começa a valer a partir do feriado de 2 de fevereiro (Nossa Senhora dos Navegantes), com exceção dos feriados de 1 de janeiro, 1 de maio (Dia do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal). Na terça-feira de Carnaval, também está vedada a utilização de empregados. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, o acordo é uma grande realização.

“Há muito tempo lutávamos pelo direito de o lojista abrir em feriados. Era uma demanda do setor e da cidade. A economia fica aquecida, o consumidor terá mais opções de compra, e os trabalhadores também ganham. Uma das bandeiras do sindicato é justamente a liberdade de atuação dos lojistas e com este acordo chegamos a uma decisão justa para ambas as partes”, declarou Sielichow.

“É importante dizer que isso também vai gerar crescimento real no comércio. Em um mês com um feriado em que as lojas poderão abrir, o acréscimo de faturamento poderá ser de 4% a 5%. Crescimento das empresas significa mais arrecadação para Porto Alegre e mais geração de emprego”, finaliza.

Pela convenção coletiva firmada com o Sindec, os comerciários receberão premiação pelo dia de feriado trabalhado, alimentação ou vale refeição e folga. A empresa que não tiver interesse de abrir em domingos e feriados não estará obrigada a funcionar nestas datas, mesmo que localizadas em shopping centers.

O funcionamento em feriados está condicionado ao fornecimento de certidão conjunta dos sindicatos de regularidade sindical. Conforme convenção coletiva de trabalho, as lojas localizadas em shopping centers poderão atender até as 18h do dia 31 de dezembro e as demais lojas, até as 19h. O dia 1 de janeiro é feriado, e as lojas não poderão abrir com a utilização de empregados.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais