Comércio da Capital está otimista com as vendas

A expectativa dos comerciantes de Porto Alegre para a abertura de postos temporários de trabalho, neste final de ano, é considerada otimista. De acordo com o presidente do Sindilojas da Capital, Ronaldo…

A expectativa dos comerciantes de Porto Alegre para a abertura de postos temporários de trabalho, neste final de ano, é considerada otimista. De acordo com o presidente do Sindilojas da Capital, Ronaldo Sielichow, para o Dia das Crianças já existe uma previsão de vendas até 6,5% maiores do que as registradas no ano passado. “”Essa previsão está sendo ainda melhor com relação ao Natal, com a possibilidade de um crescimento de até 8%, sendo que a contratação de pessoal para atender essa demanda deve ficar, também, neste índice sobre as mais de quatro mil vagas temporárias abertas, em 2008″”, sustenta. Para o dirigente, o final de ano tem um componente emotivo que propicia gastos maiores das pessoas, além da entrada do 13º salário, que injeta recursos significativos na economia. “”A questão da crise pode ser outro fator positivo, pois muita gente segurou o dinheiro para saber o andamento do processo e, agora, pode gastar parte dessa poupança””, argumenta.

Na avaliação do presidente do Sindilojas, as empresas também aproveitam esse período para buscar novos colaboradores. “”Muitas pessoas que entram nas vagas temporárias, são efetivados pelo aumento no número de funcionários, ou mesmo pela reciclagem, pois mão-de-obra qualificada os empreendedores não dispensam””, diz ele. Além das vagas temporárias normalmente abertas, algumas nascem de situações singulares. Entre essas, as que são definidas para a realização do Censo 2010, do IBGE. No Rio Grande do Sul, serão mais 1.420 vagas que estarão sendo ocupadas por trabalhadores já cadastrados. Já o Sistema Nacional de Emprego, vinculado à Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (Sine/FGTAS) não contabiliza as vagas oferecidas como temporárias. Mas, a projeção é de aumento significativo nos meses de outubro e novembro, em relação à média mensal que, no mês de agosto, atingiu 10.526 vagas. Em novembro e dezembro, a contratação é sempre maior.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    FBV 2024 – o próximo passo está aqui

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 06/04 a 12/04

    Veja mais