Comércio de Porto Alegre deverá movimentar R$ 424 milhões com o Natal

Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre projeta que os consumidores deverão comprar, em média, quatro presentes, de R$ 172 cada.

De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, o setor varejista deverá injetar cerca de R$ 424 milhões na economia com os presentes de Natal. A sondagem indicou que os consumidores da Capital – público entrevistado – estão evitando as aglomerações típicas da véspera da data, já que o percentual dos que afirmaram que deixarão para ir às compras um dia antes ou no próprio dia do Natal correspondem a 8,3%. A pesquisa revelou que a maioria das pessoas, 84,6%, pretende antecipar as compras para a celebração, indo às compras com cerca de quinze dias de antecedência. Ainda assim, o Sindilojas Porto Alegre orienta que os lojistas estejam preparados para o aumento do movimento nas lojas durante os próximos dias.

Devem ser comprados, em média, quatro presentes por pessoa para este Natal.

O tíquete médio apurado pela pesquisa ficou em R$ 172, valor correspondente a 16,5% a mais que o indicado no ano passado, considerando a inflação do período. O levantamento verificou, também, que cada pessoa deverá levar, em média, quatro presentes. Roupas, brinquedos e calçados devem liderar as intenções de compra, que deverão ser destinadas, principalmente, para filhos, pai/mãe, esposo(a)/companheiro(a), netos(as)/bisnetos(as) e namorado(a). Este ano, na lista de quem deverá receber presentes apareceram, ainda, avós, enteados, tios e os bichos de estimação. Outra curiosidade é que a opção almoço/jantar também surgiu na relação de intenção de compra e a preferência por viagem apareceu na lista de presentes que as pessoas gostariam de ganhar.

Compras online seguem crescendo 

A pesquisa do Sindilojas POA revelou que a quantidade de pessoas que pretende escolher os presentes impactadas pelo online deverá aumentar de 57,2% no ano passado para 66,8% este ano. Nesse percentual, estão englobadas “pesquisa na internet”, “redes sociais e WhatsApp” e “propagandas na internet”.

Na pergunta relacionada ao local, 26,6% dos entrevistados afirmaram que devem comprar pela internet. O levantamento indicou, ainda, que, no digital, deverá haver aumento nas compras por WhatsApp e pelas demais redes sociais. Sites devem liderar as preferências, com 59,1%, seguidos dos aplicativos de compra, com 50,5%, e do Facebook, com 25,8%.

Desejo por não acumular contas 

Questionados sobre como pretendem pagar os presentes, 75,4% disseram que pagarão à vista, sendo 46,6% desse total no dinheiro, 21,7% no débito e 7,1% no PIX. Em 2020, as pessoas que afirmaram que pagariam à vista representaram 68,8% dos respondentes, e o PIX não foi relacionado.

Lojas de rua lideram em relação a shoppings 

Quanto ao local, no que diz respeito ao comércio físico, as lojas de shopping apresentaram um leve crescimento nas intenções, com 43,7% no ano passado para 46,6% agora. No entanto, as lojas de rua seguem sendo a preferência, apesar de a sondagem ter apontado uma pequena queda, de 64% em 2020 para 57,7% das intenções este ano. A maioria dos porto-alegrenses, 84,3%, pretende dar preferência ao comércio local.
Para 44% dos consumidores as vitrines são importantes na escolha dos presentes que comprarão no Natal. Isso mostra que, mesmo com as pesquisas online, aquele passeio para olhar as lojas ainda pode ser um grande fator para definir vendas.

Para o lojista ficar atento 

Perguntados sobre o que ajuda na escolha por determinada loja ou marca, a pesquisa revelou que o preço é fator determinante para a maioria das pessoas, apontado por 63,7% dos entrevistados. A qualidade dos produtos foi fator citado por 56%, e o atendimento qualificado por 38,3%.

Acesse a  pesquisa de intenção de compra completa em formato de infográfico, na área do Núcleo de Pesquisa deste site.