Comércio de Porto Alegre poderá abrir no 7 de setembro

Lojistas devem seguir as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindec-POA.

Na próxima quarta-feira, dia 7, feriado da Independência do Brasil, os estabelecimentos comerciais de Porto Alegre possuem autorização para funcionar, conforme as regras da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para o período vigente. Lojas localizadas em shopping centers, galerias e centros comerciais devem seguir as orientações quanto aos horários de abertura e fechamento desses empreendimentos. Os comércios de rua, que geralmente funcionam entre 9h e 19h, podem operar em horários definidos pela própria empresa. Todas as empresas do varejo devem respeitar o período de trabalho estipulado na Convenção Coletiva para os empregados (de 6 a 8 horas), bem como as regras para transporte, alimentação, entre outras definições.O Sindilojas Porto Alegre ressalta, no entanto, que para a abertura das lojas com o uso da mão de obra de funcionários, é preciso ter firmado o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Os arquivos na íntegra podem ser acessados aqui.