Comércio de shopping desaprova 13º aluguel

Lojistas, entidades do comércio e de shoppings participaram de audiência pública ontem na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. A pauta tratou do fim da cobrança do 13˚aluguel feita pelos shoppings, proposta que está detalhada no projeto de lei (PL) 4.447/12. Na avaliação do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o saldo da reunião foi positivo para os pequenos lojistas.

Por não poder sustentar custos, esse segmento migrou para as lojas de rua. Desde 2014, disse Kruse, os custos subiram 25%, índice maior que as vendas do período. O debate envolveu ainda a cobrança progressiva ou de percentual de faturamento do locatário de shopping. Na previsão do Sindilojas, se o PL for aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, onde tramita, irá a votação em plenário neste ano.

A presidente do Movimento CDL POA Shopping, Nilva Bellenzier, acompanhou a audiência e manteve encontros com parlamentares. Participaram também o diretor de Políticas de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Douglas Ferreira, o diretor-presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, e o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.

Fonte: Correio do Povo